Título:Farmácia Literária
Autoras: Susan Elderkin e Ella Berthoud
Editora:Verus
ISBN:9788576862864
Ano:2016
Páginas:376
Compre:Aqui
Sinopse:
Lido no momento certo, um livro pode mudar sua vida. “Farmácia literária” é um tributo a esse poder. Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em “Farmácia literária” os leitores podem simplesmente procurar por sua “doença”, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto. A biblioterapia não discrimina entre as dores do corpo e as da mente (ou do coração). Está convencido de que tem sido covarde? Leia O sol é para todos e receba uma injeção de coragem. Vem experimentando um súbito medo da morte? Mergulhe em Cem anos de solidão para ter uma nova perspectiva da vida como um ciclo maior. Ansioso porque vai dar um jantar na sua casa? Suíte em quatro movimentos, de Ali Smith, vai convencê-lo de que a sua noite nunca poderá dar tão errado. Brilhante e encantador, Farmácia literária pertence tanto à estante de livros quanto ao armário de remédios. Esta obra vai fazer com que até mesmo o leitor mais aficionado descubra um livro do qual nunca ouviu falar e enxergue com outros olhos aqueles mais familiares. E, mais importante, vai reafirmar o poder da literatura de distrair e fazer viajar, repercutir e curar, além de mudar a maneira como vemos o mundo e nosso lugar nele.
Resenha:
Farmácia Literáriaera outro lançamento que estava aguardando desde o Mochilão da Record aqui no Rio de Janeiro; não imaginava, porém, a grande força e emoção que esse livro garante ao leitor e fiquei muito apaixonada por esse manual para curar os diversos males que temos, principalmente os dos leitores. Quer saber como? Confira abaixo.
Antes de iniciar a leitura, as autoras explicam a finalidade do livro, o que dá um pequeno gostinho do que iremos encontrar nas próximas páginas; confesso que já estava animada antes mesmo de iniciar.
Quando comecei a ler, demorei um pouquinho a pegar o ritmo das autoras, pois é como um manual de A-Z sobre os diversos males que podemos ter. Quando ia me identificando com alguns, aumentava minha ansiedade e ritmo de leitura, começa a devorar com muito prazer e gosto às páginas e descobrindo mais sobre minhas manias.
Cada página tem um relato sobre cada problema que as pessoas podem ter, e com toda certeza vocês vão se identificar com muitos. Abordam desde problemas emocionais, físicos, mentais e até literários através de personagens que sofrem o mesmo, que conseguiram ou não contornar a situação.
Surtei quando li que uma das inúmeras recomendações de livros que fizeram inclui dois dos meus livros favoritos, que são eles: O Hobbit e O Guia do Mochileiro das Galáxias. Mas citaram outros famosos como Sherlock Holmes, Orgulho e Preconceito, Dom Casmurro e muitos outros.
“Um bom livro, lido no momento certo, será edificante, inspirador, energizante e vai deixá-lo ansioso por mais. Com tantos livros para escolher, qual o sentido de ler mais sequer que o deixe indiferente?”
Além de nos contar um pouco do que cada livro citado trata e seu propósito para os problemas listados, também acaba recomendando inúmeros livros que vão fazer sua lista de leituras aumentar; além disso, você conhece diversas histórias que talvez nem soubesse que existiam ou nunca tinha parado para pesquisar sobre. Irá encontrar recomendações desde Saramago, Dostoievski a Neil Gaiman.
Aos poucos o livro vai tornando-se muito mais interessante de ler; com os breves resumos dos livros, eu ficava mais familiarizada com cada história, superação dos personagens ou suas derrotas; alguns livros elas vão dar spoilers, é inevitável, mas isso acontece para poder mostrar a força de cada personagem, mas nada que estrague a história, porque o efeito foi revigorante e fez-me ficar surpresa com vários livros e seus finais, além de, algumas vezes, ter recebido aquele spoiler que atiça a curiosidade.
Berthoud e Elderkin falam com tanta experiência sobre Biblioterapia que houve recomendações que foram impossíveis de ignorar ou de me identificar, tanto que adicionei na minha lista de desejados.
“Nunca subestime a importância da esperança. Viver sem esperança é viver sem alegria ou consolo. Podemos lidar com qualquer coisa - prisão, uma doença séria, exílio forçado- se tivermos a esperança de que, um dia, seremos libertos e encontraremos o caminho para casa”.
O livro fala sobre Homofobia, distúrbios, doenças, maternidade, medos, desejos e muitos outros assuntos que parecem não haver cura literária, mas que realmente existem e acima de tudo: o leitor termina ganhando por três motivos: ser curado, conhecer novas histórias e ler palavras motivadoras das autoras.
Alguns livros serão citados mais de uma vez por conseguirem tratar de mais de um mal, então foi fácil adicionar a maioria desses livros na minha listinha.
A leitura no início pode parecer lenta, mas depois que você se envolver com a escrita das autoras avançará com avidez as páginas e ficará cada vez mais familiarizado, conectado e apaixonado por livros. É um livro que você provavelmente não vai ler em um dia por causa da intensidade que ele carrega e de como fala sobre os problemas, mas isso é bom; em pequenas doses a leitura vai fortalecendo-o e instigando-o a embarcar nessas histórias.
“Não permita que ter medo transforme você em um covarde. O que quer que precise fazer, leve seu medo junto”.
Você não vai mais sentir-se sozinho ou culpa por não terminar aquele livro que parou na metade, aquele livro que está com medo de iniciar por talvez ser ruim ou doloroso – meu caso com o terceiro livro de Trono de Vidro – ou por simplesmente não conseguir mais ler aquele livro e abandoná-lo sentindo culpa logo depois; identificou-se com um desses problemas? Encontrou mais uma razão para ler esse livro.
O que achei interessante é que encontrei muitos males que nem sabia como lidar ou nem considerava um de fato, e as instruções da Berthoud e Elderkin foram de grande ajuda. Além disso, terminei o livro com uma lista valiosa de livros que nem sabia que eram tão poderosos. É um manual contra vários males; é inspirador e revigorante.
A Verus arrasou nesse livro! Essa capa é linda demais com suas cores calmas e múltiplos detalhes; a tradução da Cecília Camargo Bartalotti ficou impecável, a revisão excelente e a diagramação ficou adequada ao modelo do livro.
Se você gosta de ler obras que falem sobre livros e que o faça apaixonar-se ainda mais por eles e ainda consegue curá-lo e inspirá-lo a ser quem é ou a enfrentar seus diversos problemas, não pode de maneira alguma deixar de ler esse livro.
Outras fotos: