Título: Infinita Highway
Autor: Alexandre Lucchese
Editora: Belas Letras
ISBN: 9788581742915
Ano: 2016
Páginas: 328
Compre: Aqui
Sinopse:
Era pra ter durado uma noite só. Era pra ter sido somente uma banda de abertura. Era pra ter outro nome. Não era pra ser um trio. Eram várias variáveis. Graças a essa sucessão de fatos estranhos, quando não ter plano é o melhor plano, nasceu uma das maiores bandas do rock brasileiro: Engenheiros do Hawaii. Uma história cheia de lances improváveis que o jornalista Alexandre Lucchese conta nesta biografia, depois de ter entrevistado mais de uma centena de pessoas ligadas à banda, inclusive Humberto Gessinger, Carlos Maltz e Augusto Licks, o trio responsável pela fase de maior sucesso, que acabou se desfazendo anos mais tarde em meio a brigas e processos judiciais. Embarque na infinita highway para ver como nada do que foi planejado para a viagem deu certo, mas, nesse caso, ter dado tudo errado não poderia ter sido o mais certo.
Resenha:
Não era para ser uma banda, mas acabou sendo. Era para acabar logo, mas acabou durando. Não era para dar certo, mas perpassou gerações. Esse é o resumo sobre Engenheiros do Hawaii, uma das maiores bandas de rock que o Brasil conheceu. O estilo poético, meio debochado, e altamente crítico marcou gerações. A biografia da banda chegou tarde, mas chegou. Já não era sem tempo. Conhecer os bastidores desse grupo era um desejo de todos os fãs.
Alexandre Lucchese, através de estudos bem fundamentados e com uma pesquisa extensa, conta um pouco mais sobre a formação da banda e sobre cada um dos integrantes. Mostra como foi a primeira subida ao palco da banda original, formada por Humberto Gessinger, Carlos Maltz, Marcelo Pitz e Carlos Stein. Não deixa de mencionar todas as brigas, divisões, saídas; o mais importante: faz isso de forma bem impessoal, deixando de lado partidarismos; isso é essencial para que a biografia seja encarada como um trabalho sério.
A obra também passa pela parte pessoal de cada integrante, falando um pouco mais sobre cada um deles, como foi a infância e a vida. Isso é essencial para o desenvolvimento do livro, pois permite ao leitor ter uma maior proximidade com músicos. A biografia permite ver os componentes da banda como verdadeiramente são: pessoas que erram, que julgam, que se estressam e possuem seus dias ruins. Essa humanização, retirando cada um deles do lugar de ídolo absoluto, combina perfeitamente com o estilo da banda: onde a naturalidade sempre foi marca característica.
Outro ponto essencial para o bom desenvolvimento da biografia é a excelente escrita do autor. Apesar de trazer uma quantidade incrível de fatos, curiosidades e histórias, Alexandre sabe fazer isso de maneira leve, envolvente e com um tom bem casual. Isso faz com que a leitura da obra seja rápida e prazerosa, bem diferente de um número considerável de biografias que encontramos no mercado.
Para que a carona com os Engenheiros seja completa, a obra ainda traz fotos de momentos marcantes da banda, algumas quase históricas; conferimos cenas do desenvolvimento dos rapazes, fotos do camarim da turnê O Papa é Pop (1990), além de shows memoráveis, como o de 1987, em Fortaleza. Além disso, o livro conta com uma diagramação toda especial, bem trabalhada e que traz um conforto imenso para a leitura. Tudo no melhor padrão que a Belas Letras pode oferecer.
Em Suma, Infinita Highway, além de ser perfeito e nostálgico para os fãs, pode também ser uma excelente opção para todos que gostam da boa música nacional e de rock. Com um trabalho gráfico excepcional e uma profunda pesquisa, esse livro irá te ganhar.
Outras fotos: