Título: O garoto que só queria ser amado
Autor: Tony Lucas
Editora: Autografia
ISBN: 9788555269516
Ano: 2016
Páginas: 47
Compre: Aqui
Sinopse:
"O garoto que só queria ser amado" reúne 33 poemas que falam desde o incessante desejo do autor do livro de ser amado, passando pelo real significado da felicidade, a dor ao se deixar levar pelo amor, e a chegada da maturidade.
São versos melancólicos, por vezes sarcásticos, que trazem reflexões acerca do amor e tudo que está atrelado a ele.
Resenha:
Em O garoto que só queria ser amado, Tony Lucas apresenta poesias com um toque de sentimentalismo sobre o amor, felicidade e outras sensações que experimentamos durante a vida. Sua escrita é simples, direta, bem parecida com pequenos versos que comumente são encontrados em páginas poéticas das redes sociais. Aliás, as redes sociais também estão presentes na obra, fazendo com que o livro tenha uma pegada bem atual, ganhando um potencial bem grande para agradar aos leitores mais jovens.
Amor à primeira curtida
Ah, menina...
Bastou uma curtida
Para eu me apaixonar por ti
E deixar você entrar em minha vida.
O autor também aproveita para brincar de poesia com palavras que, apesar de terem definições em dicionários, são indefiníveis. A dor, o desaparecer, a decisão... Esses e outros elementos ganham uma visão mais poética, uma tentativa de decifrar o indecifrável. Ora isso é feito com sucesso, ora não.
Desaparecer
É a vontade que você sente de sumir
Quando ninguém mais no mundo
Parece te entender.
O autor também apresenta, em alguns momentos, marcas de uma poesia mais marginal, o que me faz pensar que ele tenha bebido da fonte de autores como Leminski e Ana Cristina Cesar. Apesar de não ter uma escrita ainda madura como a desses autores, o jovem poeta parece querer trilhar esse caminho, o que parece ser interessante, principalmente se pensarmos em questão do mercado editorial. Afinal, a poesia clássica, infelizmente, está desaparecendo.
Calado
Deitado
Pensando
S u r t a n d o
Em suma, o livro O garoto que só queria ser amadoé um misto de intimismo, cotidiano, experiências literárias e juventude. Fica claro que o autor ainda não está com a escrita completamente madura, mas a obra tem potencial para atingir principalmente o público mais jovem. Pode ser um livro ótimo ou ruim, tudo depende do que você procura. Se sua busca é por uma poesia mais elaborada, com esquemas realmente ousados ou rigidez formal, essa obra não é para você. Por outro lado, se você procura versos simples que falem de sentimentos, existe grandes chances do Tony te ganhar.