Título: Jornada no Gelo
Autor: Lou Anders
Editora: Jangada
ISBN: 9788555390685
Ano: 2016
Páginas: 344
Compre:Aqui
Sinopse:
Trolls fedidos, zumbis ameaçadores e um dragão cuspidor de fogo não são páreo para Karn e Thianna, dois heróis cheios de coragem e inteligência. Karn vive em uma terra fantástica em outro universo, mas com uma cultura semelhante à viking, e é um gamer compulsivo. Thianna é fera em esportes violentos, e mora na terra dos gigantes, porém é metade humana e metade gigante. Os dois se conhecem em um posto de comércio que acontece anualmente no acampamento dos Gigantes. Quando intrigas de família obrigam Karn e Thianna a fugirem, os dois voltam a se encontrar e agora passam a enfrentar situações apavorantes e percebem que precisam unir forças para vencer seus inimigos e desvendar segredos e traições que podem mudar suas vidas para sempre.
Resenha:
Sempre fui fã de fantasia, principalmente porque foi um dos gêneros que me tornou um leitor assíduo. Contudo, confesso que já fazia algum tempo que não encontrava um livro do gênero, voltado para o público mais jovem, que me prendia tanto. Por isso, Jornada no Gelo foi uma grata surpresa. Comecei a leitura desconfiado e terminei apaixonado pelos protagonistas. Os motivos? Conto abaixo.
Na série Tronos e Ossos, conhecemos dois jovens cheios de inteligência e também de inconformismo. A primeira deles é Thianna, filha de um gigante do gelo com uma humana. Por sua origem híbrida, sofre uma série de preconceitos. Para começar, ela não é tão alta quanto os demais gigantes, sendo considerada uma baixinha. Ademais, pula, corre e tem uma destreza que os demais membros da sua espécie não possuem, o que a faz se destacar de uma maneira que a incomoda.
Do outro lado, conhecemos Karn, um garoto que futuramente se tornará um hauld, ou seja, um administrador da fazenda da família. Seu pai quer que ele aprenda a fazer boas trocas, a vender para diversos povos e saiba como tratar as pessoas. Ele, por outro lado, quer ser um jogador de Tronos & Ossos, o que inadmissível para o seu pai. Afinal, como o filho ousa a querer largar um legado da família?
Da união desses dois jovens, que vivem buscando aceitação de seus familiares e amigos, surgirá uma grande aventura. Eles nem imaginavam no que estariam se metendo quando o destino os uniu. Porém, o fato é que a vida de ambos mudará para sempre.
Partindo dessa premissa, Lou Anders cria uma trama interessante, coesa e que tem tudo para agradar quem gosta de fantasia e também quem está iniciando nesse universo. Mesmo não sendo completamente original, o autor sabe conduzir o enredo com maestria, tornando a leitura ágil, divertida e cheia de aventura e ação. Ou seja, o livro tem um potencial enorme para os leitores mais jovens.
Anders, além de se preocupar em criar bons personagens, traz também uma carga psicológica bem legal para eles. Além de formular uma ótima aventura, o autor também fala de sentimentos que podem ser comuns entre os jovens, como a questão da inadequação. A mensagem de que cada um é especial a sua maneira e de não dever se preocupar com as imposições alheias é brilhantemente passada. A obra também toca em outros assuntos como o bullying, mesmo que de forma leve.
Outro ponto que merece destaque na construção da obra é a boa mitologia trabalhada no universo. Vemos algumas criaturas que pouco aparecem em obras do gênero, além das mais clássicas. O fato de cada uma dessas ter sua própria história torna o universo muito mais rico, fazendo com que a leitura fique completamente envolvente.
Em suma, Jornada no Geloé um excelente livro inicial, deixando aquele gostinho de quero mais e introduzindo os leitores a um universo rico e envolvente. Ademais, é uma aula sobre assuntos importantes, como autoafirmação, a importância dos laços familiares e de amizade, como é essencial ser íntegro e leal. O melhor é que tudo isso é passado de uma maneira simples, direta e natural, sem cair em uma catequização.
Quanto à parte física, o livro ainda conta com uma capa característica do gênero e que é bastante chamativa. A diagramação da obra é muito bonita e confortável, propiciando uma excelente leitura. Para fechar, temos uma ótima tradução e revisão, contribuindo enormemente para uma boa experiência.
Ou seja, não faltam aspectos positivos para que você mergulhe nessa aventura. Sem dúvidas, você vai gostar dessa obra. Mesmo que fantasia não seja o seu estilo de livro, arrisque-se; você não irá se arrepender.