Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Coraline

Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco Jovens Leitores
ISBN: 9788532516268
Ano: 2003
Páginas: 155
Compre:Aqui

Sinopse:

Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Resenha:

Coraline é uma criança muito ativa e adora fazer explorações. Agora que mora em uma nova casa, ela faz das suas atividades exploratórias um padrão. Entretanto, em um dia chuvoso, nossa protagonista fica sem muitas opções de atividades, o que a deixa inquieta. Na ânsia de fazer algo divertido e também que desperte a sua curiosidade, Coraline começa a explorar dentro da sua própria casa. O que ela nem imaginava, porém, é que em sua residência haveria uma passagem para uma aventura sem precedentes.

Na exploração, a personagem principal encontra uma porta que não dá para lugar algum; atrás há apenas uma parede, impedindo a passagem. Entretanto, isso não a impede de imaginar o que pode haver por trás. Sua curiosidade acaba por ser premiada quando, de repente, ao reabrir a porta, encontra um caminho. Como para quem não sabe para onde vai – e também para quem tem curiosidade – qualquer caminho serve, ela embarca na aventura da sua vida.

Coraline encontra um mundo mágico, apesar de bem parecido com o seu. Do outro lado da porta sem passagem, ela tem um outro pai e uma outra mãe – que são versões alternativas dos originais. Ela vive, também, na mesma casa, apesar de ser bem diferente da verdadeira. Seus vizinhos já não erram seu nome e até os animais falam. Entretanto, nem tudo lá é belo e bondoso. Haverá desafios também. Quais? Como vencê-los? Para conhecer, você terá que desbravar essa obra.


Partindo dessa premissa, Neil Gaiman cria uma história fantástica – com o perdão do trocadilho. A forma como ele constrói os cenários, as situações, as interações entre os personagens: tudo é incrivelmente profundo e bem trabalhado. Apesar de ser um livro infantil, é uma obra que vai encantar a todos os públicos, visto que, diferente de muitos livros do gênero, este não trata os leitores mirins como incapazes de compreender metáforas ou referências mais profundas.

Gaiman também se sai muito bem quando o assunto são as referências, construções filosóficas e psicológicas. Em relação às primeiras, percebe-se influências claras de diversos autores, seja na lógica da obra ou no tom; dentre essas, a mais forte é a intertextualidade de Coralinecom Alice no País das Maravilhas. As protagonistas das duas obras teriam muito a conversar, principalmente sobre os aspectos filosóficos. Nossa protagonista, assim como Alice, perceberá que certas escolhas são mais decisivas do que parecem e podem mudar sua vida para sempre.

Ademais, o livro traz uma importante contribuição para os pequenos, visto que aborda o relacionamento familiar, o amor, o carinho e as escolhas que os pais fazem, visando ao bem dos filhos, mas que nem sempre são o que os pequenos esperam. É possível perceber, além disso, que nem sempre o que parece perfeito o é; que os mundos mágicos também machucam e que devemos ter cuidado com o que desejamos.


Além do excelente enredo, o livro também ganha o leitor pela parte física. A obra conta com uma capa encantadora, com ilustrações belíssimas e com um projeto gráfico incrível; tudo é pensado para que a obra ofereça uma experiência maravilhosa. Ademais, temos uma obra tradução e revisão, como já é típico do selo Rocco Jovens Leitores.

Em suma, Coraline, mesmo sendo um livro de crianças, agradará a todos os públicos; mesmo sendo um terror, encantará; mesmo sendo ficção, ensinará lições valiosas. A você resta apenas ler e mergulhar nessa ótima obra.  

Outras fotos:





Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532