Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: O Terceiro Testamento

$
0
0
Título: O Terceiro Testamento
Autor: Christopher Galt
Editora: Jangada
ISBN: 9788555390760
Ano: 2017
Páginas: 416
Compre: Aqui

Sinopse:

O mundo parece estar enlouquecendo!
Em toda parte, as pessoas começam a ter visões. Um adolescente francês assiste Joana D'Arc ser queimada na fogueira, e até tenta tirar uma foto com o celular, e a presidente dos Estados Unidos tem visões de seus antecessores dentro da Casa Branca. Ninguém sabe se essas misteriosas aparições são uma espécie de alucinação coletiva, uma doença virótica causada por bioterrorismo ou se são sinais do Apocalipse. Ocorrem suicídios em massa em várias partes do mundo, e o psiquiatra e neurocientista John Macbeth, à frente de um projeto para criar uma inteligência artificial autônoma, busca freneticamente uma resposta antes que seja tarde demais. Ele descobre que a verdade por trás de tudo pode mudar os rumos da humanidade para sempre. E até custar a sua vida. Uma história eletrizante que o fará questionar sua perspectiva da realidade. E até mesmo a sua sanidade.

Resenha:

Estamos nos tornando... Estamos nos tornando... Estamos nos tornando... Profunda, bela e, ao mesmo tempo, assustadora, “estamos nos tornando” é a frase que John Macbeth tem encontrado em muitos lugares. Ele não sabe muito bem o que isso significa, mas tal frase vem acompanhada de acontecimentos estranhos e imprevisíveis.

Aliás, falando em acontecimentos estranhos, o mundo ficou louco de vez. As pessoas, em todas as partes, estão tendo alucinações, ora individuais, ora em grupo. Há quem veja a pré-história, animais extintos; outros encontram cataclismos passados; há também quem visualize personagens históricos ou, até mesmo, a si mesmo no passado. Ninguém sabe explicar o que está acontecendo, nem mesmo John, um dos mais importantes psiquiatras e neurocientistas do mundo.


Acompanhando essas visões, os fundamentalistas se tornam ainda mais violentos. Fim do mundo, vingança divina, apocalipse, manifestação dos deuses... Cada grupo religioso extremista acha um motivo diferente para justificar os eventos e para matar cientistas. Afinal, foram estes que atraíram a ira dos deuses, pois tentam alcançar certos conhecimentos que não deveriam ser explorados. Absurdo, não é?! A resposta não é tão óbvia. O motivo? Você terá que conferir o livro.

Partindo dessa premissa, Christopher Galt cria um livro inteligente, forte e altamente envolvente. Como o Daily Mail muito bem afirmou, Galt realmente consegue fazer a união entre Crichton e Matrix; daquele, o livro herdou a ficção científica apurada, com referências a muitos autores e teorias. De Matrix, encontramos a preocupação com o futuro, a revolução e a fusão do homem com a máquina, o futuro numa realidade alternativa. De ambos, o livro tem as críticas sociais, os dilemas éticos, e o “se” que tanto intriga os pensadores.

Contribuindo para essa excelente construção, temos personagens fortes, profundos e muito bem trabalhados. De todos, o que se destaca é Macbeth. O cientista luta contra a lógica, contra seus conhecimentos e contra a sua própria mente a fim de tentar dar um sentido aos fenômenos que estão acontecendo. No personagem incorporam-se a lógica científica, a descrença em si mesmo – visto que em alguns momentos a sua mente o sabota – e, também, a dificuldade da interação social.


O autor ainda nos brinda com uma escrita envolvente e altamente profunda. Suas descrições são maravilhosas e nos transportam para outros períodos sem dificuldades. Nesse sentido, sobressaem as descrições presentes nos últimos capítulos, onde Galt consegue mesclar o máximo da adrenalina com imagens assombrosas, lembrando muito bem um filme bem produzido. Por fim, encontramos ainda um final monumental, no melhor estilo de Pierre Boulle.

Para completar a ótima obra, a Jangada preparou uma edição maravilhosa. A capa ilustra perfeitamente o que iremos encontrar no enredo; a diagramação está boa e confortável, apesar de bem simples. Temos também uma excelente tradução e uma revisão boa, com pouquíssimos erros, que não atrapalham a leitura. Ou seja, tudo contribui para uma leitura prazerosa.



Em suma, O Terceiro Testamentoé uma obra forte, profunda e que é uma excelente oportunidade para quem deseja mergulhar no campo da ficção científica. Sem dúvidas, uma leitura muito indicada.   



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532