Título: Nada Consta
Autor: Danilo “Japa” Nuha
Editora: Geração Editorial
ISBN: 9788581303710
Ano: 2017
Páginas: 168
Compre: Aqui
Sinopse:
Este livro – romance, memórias, aventura mágica? – de Danilo “Japa” Nuha é um livro de ladrão, pulador de muros. É a história de um vendedor de livros e discos do Beco das Garrafas, em Copacabana, Rio de Janeiro, que começa a narrar sua vida a partir da infância, quando foi largado, ainda bebê, no boteco de um casal de japoneses em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul e a partir daí não para mais. De jornaleiro e balconista de botequim no Mato Grosso do Sul a operário de fábrica e aspirante a bandido no Japão aos 16 anos; contrabandista em Bali; jornalista em Tokyo aos 25 e, finalmente, de volta ao Brasil, onde vive encontros surpreendentes junto a grandes artistas, como Milton Nascimento, João Donato, Paulo Moura, Roberto Carlos, Emílio Santiago, Criolo, Racionais MC´s, Hermeto Pascoal, Banksy e Almir Sater, entre outros. Ficção? Realidade? Só lendo para entender.
Resenha:
Em Nada Consta encontramos uma história com tantas reviravoltas que, se fosse ficção, pareceria irreal. Percebemos, através do livro, como a vida dá voltas e como nos surpreende com os caminhos tomados. Ademais, é possível tirar muitas reflexões sobre a vida: escolhas, destino, abandono de crianças, adoção. A vida é um emaranhado de fios; a literatura – seja sobre a realidade ou não –, quando puxa um desses fiapos, traz questionamentos maravilhosos. Nessa obra, muitos fios, longos e profundos, são puxados.
A maior particularidade do livro é ser real, uma espécie de biografia. Essa aura de factibilidade, juntamente com uma escrita leve, ágil, mas profunda o suficiente para gerar reflexões, faz com que a obra seja muito atraente e prenda o leitor do começo ao fim. Além disso, o fato da Geração ter elaborado uma excelente parte física contribui de forma significativa para que a obra seja muito boa.
Goste você ou não de relatos reais, precisa ler essa obra. Sem dúvidas, vai se surpreender.
Título:Os Mitos do Dinheiro
Autor:Gabriel Torres
Editora: Nova Terra
ISBN: 9768561893507
Ano:2016
Páginas:128
Compre:Aqui
Sinopse:
Por que com tantos livros sobre “como ficar rico” no mercado as pessoas continuam com problemas financeiros? Por que as pessoas ainda acham que dinheiro não traz felicidade e que ganhar dinheiro é pecado? Por que as pessoas gastam dinheiro comprando o que não precisam, com o dinheiro que não têm, para impressionar outras pessoas? Por que tem gente que acha que vai ficar rica fazendo exatamente a mesma coisa que a maioria das pessoas faz, se a maioria das pessoas não é rica? Quais são os fatores psicológicos que nos impedem de obter sucesso?
Esses e muitos outros temas são debatidos em Os Mitos do Dinheiro, um livro que é parte autobiografia, parte manual didático, onde Gabriel Torres conta a sua história pessoal e sua maneira de pensar que o permitiu se tornar um milionário aos 34 anos de idade.
Os Mitos do Dinheiro o convidará a repensar suas finanças, seus hábitos de consumo e seu estilo de vida. Uma coisa é certa: você não será mais o mesmo após a sua leitura.
Resenha:
Livros sobre finanças nunca foram exatamente a minha área. Após ler alguns, sempre achei que o objetivo era tornar seus escritores ricos e não melhorar a organização financeira dos leitores. Nem todo mundo vai ser milionário, acredite ou não. Aliás, não será um livro que mudará isso. As obras sobre finanças podem melhorar um pouco nossa qualidade de vida, talvez abrir nossa mente em questões de organização, mas nenhum livro vai te deixar rico. Desalentador, mas verdadeiro.
O que me chamou a atenção no livro do Gabriel é exatamente esse ponto: ele não promete riqueza, casa própria e coisas do gênero. Aliás, ele trabalha alguns conceitos que vão além disso, mostrando, inclusive, que uma pessoa rica pode não ter independência financeira. Como e por quê? Só lendo para descobrir. O fato de trabalhar conceitos como esse com honestidade me ganhou um pouco mais e fez com que eu diminuísse a desconfiança sobre a leitura.
Gabriel não cria um livro salvador, tampouco mudará a sua vida completamente. Entretanto, toca em assuntos interessantes, de maneira simples e direta. Ele fala sobre a nossa preguiça de cada dia, sobre a insistência em maus negócios, sobre o conceito de riqueza e pobreza e também sobre investimento. Consegue, sem dificuldade, elucidar muitos pontos obscuros, tornando seu livro excelente para consultas. Por não ter muitas fórmulas prontas, merece ainda mais destaque. Nessa área é difícil encontrar livros assim.
Apesar de não ser uma obra para todos, Os Mitos do Dinheiroé um livro que pode agregar consideravelmente a alguém que queira pensar melhor sobre sua vida financeira. Como já dito, não é uma obra salvadora – e nem se propõe a tal –, mas é uma boa opção para quem deseja planejar-se melhor.