Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha Premiada: Tolerância

Título: Tolerância
Autor: Roger-Pol Droit
Editora: Contexto
ISBN: 9788552000075
Ano: 2017
Páginas: 96
Compre: Aqui

Sinopse:

Em pleno século XXI, ainda existe preconceito e intolerância contra negros, mulheres, homossexuais, imigrantes, migrantes, idosos e, também, contra aqueles com convicções políticas e práticas religiosas diferentes das nossas. Muitos ainda confundem tolerar uma opinião contrária à sua com concordar com ela ou abrir mão de seus princípios. Este livro mostra que tolerância não significa fraqueza, e muito menos aceitar e relativizar a violência, o racismo, a homofobia... Obra indispensável para quem deseja um mundo mais tolerante e, portanto, melhor para se viver e conviver.

Resenha:

Estamos em 2017, século XXI; entretanto, ainda não somos maduros o suficiente para sermos tolerantes. Nós, no plural. Vez ou outra, mesmo quando mantemos a mente aberta, temos atitudes que vão contra à tolerância. Essa falta de respeito com os ideais e crenças do próximo é encontrada no âmbito familiar, na faculdade, no trabalho, nas religiões. Onde há pessoas diferentes, há também o olhar torto, o sentimento de superioridade. Há, porém, como superar isso?

De acordo com Roger-Pol Droit, filósofo francês, para alcançarmos um verdadeiro padrão de tolerância, antes de tudo, devemos entender o que ela é, onde surgiu e como praticá-la. Afinal, ser tolerante não é apenas uma qualidade, mas uma atitude, um ato de respeito ao próximo, um caminho que devemos trilhar dia após dia.


Para que o leitor entenda o que é verdadeiramente a tolerância, Droit a divide em alguns níveis. Ele mostra como podemos parecer tolerantes, sem verdadeiramente ser. Quando achamos que o outro está errado, que “sua verdade” é inconveniente, mas ainda assim, deixamos, como se tivéssemos esse verdadeiro poder de decidir, ele estar nos mesmos ambientes do que nós, porém silenciado, temos um caso de tolerância fraca. É basicamente o que encontramos nos discursos de: “Não sou preconceituoso, mas...”.

Por outro lado, temos também a tolerância forte; nesse estágio, Droit mostra que conseguimos compreender que cada pessoa tem a sua verdade, que cada um tem seus modos de viver e entendemos que, se isso não traz males à sociedade, não há motivos para nos incomodarmos. Fazer com que todos, ao redor, pensem de forma similar à nossa é, no mínimo, um fanatismo louco.


O autor também mostra, de modo muito interessante, a relação entre a religião e as atitudes intolerantes. Ele ressalta que não há religião extremista e nem fanática, mas que há seguidores que valem dos dogmas para perpetuar preconceitos, aumentar muros e reafirmar atitudes que esmagam minorias. Negros, a comunidade LGBT, as religiões de matrizes africanas: todos já sentiram na pele o ódio que seguidores desvirtuados de religiões dominantes podem incitar.

O mais interessante dessa obra é que, apesar de tratar de um tema complexo, tem uma construção com uma linguagem fácil e altamente acessível. Desenvolvido em forma de diálogo, o livro pode ser lido por adolescentes ou adultos. Isso faz com a mensagem de igualdade e de respeito seja ainda mais forte e mais penetrante nas diversas camadas da sociedade.


É necessário destacar, também, o excelente trabalho feito pela Editora Contexto; foi preparado um livro com uma excelente tradução e revisão. Ademais, temos uma parte gráfica muito boa, com uma capa chamativa e uma diagramação bela.

Em suma, Tolerânciaé uma obra de fácil leitura, mas que traz bastante conteúdo. Mesmo não sendo a leitura mais completa sobre o assunto, é excelente para introduzir leitores ao tema.
Gostou do livro? Em parceria com a Contexto, o blog vai sortear dois exemplares da obra! Então confira as regras abaixo e participe!

Regras obrigatórias:
– Possuir um endereço de entrega em território brasileiro;
– Deixe um e-mail para contato;
– As chances extras serão apresentadas no formulário após o preenchimento das regras obrigatórias.

Informações extras:
– O sorteio terá início no dia 04/07/20167 e terminará no dia 31/07/2017;
– Entrarei em contato com o vencedor por e-mail e ele terá até 72h para enviar seus dados. Caso contrário, será feito um novo sorteio;
– O blog e a editora não se responsabilizam por possíveis extravios ou danos causados pelo Correios;
– O prêmio será enviado ao vencedor pelo blog em um prazo de trinta dias após o resultado do sorteio;
– Os casos omissos no regulamento serão resolvidos pelos idealizadores do sorteio.
  
a Rafflecopter giveaway



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532