Sinopse:
Jayne Sparks, rebelde e língua afiada de dezessete anos e seu melhor amigo, tímido e estudioso Tony Green tem uma existência muito típica de escola secundária, até que vários incidentes aparentemente não relacionados convergem, causando uma cascata de eventos que mudam suas vidas para sempre. Jayne e Tony, junto com um grupo de adolescentes em fuga, são sequestrados e enviados para uma floresta, onde nada e ninguém são o que parecem. Quem sairá triunfante? E o que eles serão quando o fizerem?
Resenha:
As Crianças Trocadasé o primeiro volume da série A Guerra dos Fae, lançada pela Geração Editorial e que está fazendo o maior sucesso. Contudo, antes da editora comprar a série, a obra já era campeã em vendas de e-books no site da Amazon.
Quando comecei a ler o livro imaginei que se trataria de uma fantasia voltada para o público adolescente. Porém, ao navegar pelas páginas percebi que qualquer um se encantaria pela obra. A autora tem uma narrativa fluída, a linguagem é clara e a aventura é eletrizante. A vontade de concluir a obra para saber o que acontecerá é totalmente garantida.
Logo no início nos deparamos com Jayne Sparks, uma garota particularmente fantástica. Ela tem dezessete anos e possui uma personalidade incrível, fortíssima. Além de rebelde e desbocada, ela frequenta a direção da escola diversas vezes para ser suspensa da sala de aula.
“Tem gente que diz que é impossível um menino e uma menina serem amigos, mas eu discordo. Tony e eu somos bons amigos e nada mais. [...] Na verdade, a maioria dos caras que eu conhecia da escola eram idiotas com cérebro de amendoim, e eu não suportava passar muito tempo com eles. Ainda não tinham aprendido como tratar uma menina, e eu não tinha paciência para adestrá-los” (p.13).
Em contrapartida temos o seu melhor amigo chamado Tony. Ele é bastante nerd e dedica-se intensamente às aulas, é muito quieto e tímido; o oposto de Jayne. Embora ambos sejam totalmente diferentes, o carinho e atenção que eles têm um com o outro é sobre-humana.
Tony tem um dom que Jayne acredita ser pura coincidência: ele lê a mente dela. Os sofrimentos que a garota passou com o seu padrasto foi o suficiente para o garoto lutar para levar felicidade à vida da adolescente.
“Nunca tinha visto Tony daquele jeito. Meu doce Tony Panetone. O tímido Tony Baloney. Tony Green dos sapatos de Frankenstein, que nesse momento mais parecia uma versão baixinha e magricela do Jason Bourne” (p.19).
Depois de todo desgosto que Jayne sofreu, Tony decide fugir de casa com ela. Eles saem de West Palm e partem rumo a Miami. Ao chegar à rodoviária eles conhecem Jared, um sujeito muito simpático e que lhe apresenta alguns jovens. Esse é um dos pontos que fiquei mais curiosa e ansiosa pela continuação da obra. A vontade de saber o que acontecerá é imensa. Casey sabe prender o leitor de uma forma incrível.
Uma misteriosa organização oferece ao grupo de jovens um valor de U$500 para que eles realizem um experimento envolvendo uma competição. Eles alegam que é um estudo que busca identificar indivíduos com certas qualidades para que possam compreender melhor o futuro.
Porém, o que ninguém esperava é que eles seriam lançados em uma sinistra floresta com seres sobrenaturais. Agora, eles precisarão vencer as provas e enfrentar os perigos, a fome, a sede e o cansaço para poderem receber o tão querido prêmio.
“Estereótipos indicam inteligência limitada” (p.147).
A obra é eletrizante do início ao fim. Ficamos vidrados nas páginas até descobrir realmente tudo o que acontecerá. Os personagens são bem construídos, a trama é envolvente e os cenários são bem criados.
Jayne nos cativa pelo seu jeito determinado de ser, enquanto Tony nos cativa por sua timidez. Ambos são inteligentes, porém, de maneira distinta. Enquanto ela é mais ousada e esperta para situações que exige um jeito mais moleca e travessa; Tony já é mais dedicado ao estudo e conhecimentos teóricos sobre as coisas. Embora seu jeito mais recato seja um atrativo na obra, ele passa por algumas alterações em alguns momentos.
“Pegue tudo o que você mais ama, tipo o sorriso do seu melhor amigo, seu gatinho de estimação e seu chocolate favorito, e junte numa única sensação. Foi uma coisa assim que eu senti quando abracei aquela árvore, e não tive como impedir que um imenso sorriso rasgasse meu rosto” (p.133).
Podemos notar a mudança de Tony ao se apaixonar por uma bruxa que o enfeitiça apenas com o olhar. Na realidade, essa é uma das partes mais engraçadas da obra. Jayne luta de todo jeito para não deixar o tímido Tony lascar um beijo de príncipe na bruxa.
A escrita da autora é perfeita. A trama merece elogios por sua coesão, pois não deixa pontas soltas na história. O desfecho consegue ser surpreendente, fazendo com que a obra conquiste cinco estrelas.
A capa é linda, a diagramação perfeita e a revisão impecável, não notei nenhum erro. A Geração Editorial está de parabéns pelo trabalho. Recomendo a leitura para as pessoas de todas as idades, certamente vão adorar conhecer a personalidade de cada um e essa floresta totalmente incrível.
“A vida fica limitada quando a gente anda por aí sempre com medo de que alguma coisa trágica aconteça” (ps.167-168).
Título: As crianças trocadas
Série: A Guerra dos Fae
Autora: Elle Casey
ISBN: 9788581301792
Editora: Geração Editorial
Ano: 2013