Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Os Escolhidos de Gaia

$
0
0


Sinopse:

Albert tem 15 anos e acaba de receber um convite que pode transformar sua vida e de sua família para sempre: a chance de pertencer a uma sociedade avançada que só é revelada a um grupo especial de pessoas escolhidas. Com a perspectiva de viver melhor, seus pais e sua irmã gêmea Ruth mergulham em um novo e empolgante mundo, em que a tecnologia extremamente desenvolvida torna tudo mais fácil e divertido, ao mesmo tempo em que o contato com a natureza preenche os dias com paz e tranquilidade. Porém, uma série de acontecimentos inusitados os faz desconfiar que há algo de estranho por trás daquele local aparentemente perfeito, de justiça e liberdade. Após receber ameaças, a família é arrastada para o centro de um escândalo, com séries acusações, tornando seu destino incerto, perigoso e obscuro. E muito longe do local que costumavam chamar de casa.
 
Resenha:

Albert é um jovem nerd que tem muitos problemas em se relacionar socialmente na escola: quando não estão rindo dele, ele provavelmente está apanhando; há também oportunidades que acontecem as duas coisas ao mesmo tempo. Albert já estava cansado dessa vida e queria uma mudança de toda forma. Em seu íntimo, ele desejava ser descolado como sua irmã Ruth. Porém, isso só poderia acontecer em outro mundo.

Albert, depois de muito lamento, começou a ter sonhos estranhos com um homem que ele desconhecia. Nesses sonhos, o lugar onde sua família morava sofria um forte Tsunami e só ele, sua irmã e seus pais sobreviviam. Depois do desastre, um homem que ele desconhecia aparecia e dizia que eles eram os escolhidos.


Numa manhã qualquer, após ter o mesmo pesadelo e acordar apavorado, Albert enxerga o céu totalmente vermelho. Contudo, o mais estranho é que somente ele consegue ver tal fato. Cada vez mais conturbado, algo acontece e muda o destino da sua família para sempre. Ele era um escolhido e deveria fazer uma escolha.

“Assim que entrou no pátio da escola, alguém virou uma tigela inteira de macarrão instantâneo em seu cabelo. Outro menino se ofereceu para ajuda-lo a se limpar e disparou um extintor de incêndio sobre ele. Bem eficaz” (p. 15).

Os Escolhidos de Gaiaé o livro de estreia de Marcela Mariz e nós podemos afirmar, categoricamente, que ela estreou em grande estilo. Ela soube construir uma narrativa infanto-juvenil bem madura e fluída, demonstrando todo seu talento. Seus personagens são convincentes, a construção do cenário é muito boa e o enredo é bastante original.


Começando pelos personagens, Albert é um personagem que nos cativa por ser tão tímido e inteligente. A timidez normalmente é um problema, mas, tal característica combina perfeitamente com o personagem. Além disso, na obra, acompanhamos o seu crescimento e amadurecimento, o que nos faz gostar ainda mais dele; afinal, quando foi necessário, ele foi um dos personagens que melhor soube se posicionar.

“A cabeça de Albert estava a mil. Do que aquele homem estava falando? E qual seria o significado da mensagem? Ele sempre gostou da verdade e da honestidade, mas sabia muito bem quanto as palavras podem ser dolorosas” (p. 42).

Ruth e os pais de Albert, Sarah e Victor, são bem aprofundados e cativantes, assim como Violet e Nicolau, amigos de Albert e Ruth. Aliás, todos os personagens principais e secundários foram bem construídos. Porém, é impossível não se apaixonar por um em especial: o cachorro Sabão. Incrivelmente importante na trama, ele ganha o amor dos leitores imediatamente, seja por sua inteligência aguçada ou por seu apetite voraz.


A Gutenberg caprichou bastante no livro, o que torna a leitura ainda melhor. A capa é linda e tem total relação com a obra. A diagramação, por sua vez, é bem confortável para os olhos: letras, margens e espaçamento grandes, além de páginas amareladas. A revisão também ficou muito boa, com pouquíssimos erros.

“Violet... Ele repetia o nome dela em sua mente. Quando seus olhos se cruzaram novamente, ele imediatamente sentiu as pernas ficarem mais fracas. A ideia de passar não apenas as próximas horas, mas possivelmente todo o ano escolar sentado ao lado dela era um pouco angustiante” (p. 62).

Sem dúvidas, Marcela consegue prender o leitor com esse livro. Quando começamos a ler a obra, não queremos mais parar. O triste é que o livro é bem curtinho, apenas 208 páginas. Agora é torcer para que o livro vire uma série. Não ficaram pontas soltas, mas tem muito enredo e cenário para explorar, caso a autora queira.

Se você gosta de bons livros infanto-juvenis com várias reviravoltas, esse é o livro. Indico essa obra para adultos ou crianças; independentemente da idade, você irá amar.

Livro: Os Escolhidos de Gaia
Autora: Marcela Mariz
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582351321
Ano: 2014
Páginas: 208


Comentou neste post? Clique na imagem abaixo e nos avise que comentou aqui. Você passará a concorrer a dois livros. Não fique fora dessa!
http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/07/resultado-do-top-comentarista-de-junho.html

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532