Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Ficção científica é (bem) mais do que ET's e naves espaciais

$
0
0
Você participou do #FaceToFace da editora Aleph que nós divulgamos aqui no blog? Não?! Então fique tranquilo que nós estamos trazendo para vocês algumas das perguntas respondidas no evento pelo Adriano Fromer. Vamos conferir?

Tiago Soares - Olá Adriano, primeiro parabéns pelo trabalho da Aleph, virei um fã da leitura dos clássicos do scifi graças a vocês. Gostaria de saber quais livros do Asimov serão lançados nesse ano e no próximo.
Adriano Fromer - Pô, é muito bom ouvir isso, quer dizer que estamos fazendo a lição de casa direitinho! Vamos ver se eu lembro... Eu, Robô / Origens da Fundação / Robots of Dawn / Pebble in the sky... mas, se depender só da minha vontade, a gente vai lançar quase tudo dele!


Anderson Tiago - Oi, Adriano. Anderson Tiago, do site INtocados aqui. A ficção científica tem como o seu maior atrativo a visão crítica do presente através futuro. É incrível ler os grandes clássicos e perceber o quanto aqueles grandes autores "acertaram" em suas previsões e o quanto nós não escutamos aos seus avisos. Como um profissional da área, como você vê o futuro do gênero de ficção científica? Ainda há o que se prevê?
Fromer - Oi, Anderson, tudo bem? Curto bastante o INtocados. Eu acho que a função da ficção científica nunca foi prever o futuro. Mas de fato, com as evoluções tecnológica nesse ritmo acelerado, os autores estão mais apreensivos. O William Gibson mesmo resolveu parar de escrever ficção científica para se dedicar a thrillers tecnológicos que se passam no presente.  Para o Gibson "o futuro já chegou".

Wesley Padua - Primeiro dizer que sou um grande fã da Editora Aleph. Pergunta: Comparando os escritores de antigamente (Asimov, Wells...) o que, na sua visão, evoluiu na literatura de ficção?
Fromer - Obrigado, Wesley. Olha, pergunta difícil essa. Resposta sincera? Não sei! Me sinto um pouco como se você estivesse perguntando "O que evoluiu no rock" depois de Led Zeppelin e Beatles?

Ralf Yussef - Sou viciado em ficção científica! Gostaria de indicações de livros de ficção científica infanto juvenil! Nacional ou estrangeiro. Obrigado.
Fromer - Gosto muito do O Jogo do Exterminador, do Orson Scott Card (editora Devir), e ouvi falar muito bem do Jogador n.1, do Ernest Cline (editora Leya), mas não li este último.

Obede Junior - Qual é a sua principal recomendação para um novo autor de ficção científica? O que atrai mais um editor/publisher?
Fromer - Pergunta complicada. Claro, primeiramente, a história tem que ser boa! Mas, o que tem atraído muito os editores, do ponto de vista comercial, é o autor já ter publicado as histórias na rede, tanto em blogs como selfpublishing, e gerar um histórico de pessoas que leram e gostaram.

Alana Trauczynski - Qual personagem de ficção científica você seria?
Fromer - Queria ser o Han Solo, mas me sinto mais um Arthur Dent

Hiago Silva - É casado?
Fromer - Não, mas estou noivo da princesa Leia

Quer saber mais sobre ficção científica? Conheça dois livros do gênero, ambos publicados pela editora Aleph e resenhados pelo blog.


Androides sonham com ovelhas elétricas? – Philip K. Dick

Rick Deckard é um caçador de recompensas. Ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da Terra, permanecendo numa San Francisco decadente e coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Na tentativa de trazer algum alento e sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro - um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick: perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava. Em 'Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?' Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.




A mão esquerda da escuridão – Ursula K. Le Guin

Genly é um estranho vivendo em outro mundo. Sua missão é convencer as pessoas desse lugar a se unirem a uma grande comunidade universal, mas há muitas diferenças. São outros costumes, outras lendas e percepções. Genly está numa terra única, na qual homens e mulheres existem juntos, dentro de cada indivíduo. Onde qualquer um pode ter filhos, pode ser pai e pode ser mãe. No gelado mundo chamado Inverno, ele terá de esquecer tudo o que sabia até agora e começar uma jornada de conhecimento, tolerância e descoberta. E desvendar os significados da mão esquerda da escuridão.




Comentou neste post? Clique na imagem abaixo e nos avise que comentou aqui. Você passará a concorrer a dois livros. Não fique fora dessa!

http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/08/resultado-do-top-comentarista-de-julho.html

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532