Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: À Sombra da Lua

$
0
0

Sinopse:
Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério.

Resenha:
O livro inicia contando a história sobre Zeus e Licáon, logo no prólogo. No decorrer dos demais capítulos, Marcos trata de contar sobre a cidade de Vila Socorro. O autor alterna a história no período do século XIX e o XX. No século XIX ele relata sobre a vida de Bastiano Cesari, sua esposa Clemenzia Giardini Cesari e seus filhos: seis mulheres e um homem.

O foco do livro é narrar sobre os acontecimentos no século XX. Os moradores têm sofrido com o aparecimento de diversos corpos trucidados no pequeno vilarejo, Vila Socorro, no interior de São Paulo. As constantes mortes, sejam de animais ou humanos, têm tirado o sono da população.

A história narra a vida de Álvaro Cesari, Alana, Flávia, Vicente, Valêncio e muitos outros personagens. Os que mais aparecem na obra são esses. Álvaro é pobre e o único sobrevivente de uma tragédia que massacrou sua família. Ele se apaixona por Alana, uma jovem rica, filha do Doutor Dário, um médico bastante respeitado pelos moradores daquela Vila.

“Enquanto Álvaro permanecia assombrado debaixo do enorme batente, os olhos de Alana finalmente o encontraram e seu rosto se iluminou com a visão daquele que seu coração havia eleito para amar. Mesmo ao longe, tê-lo em suas vistas já era motivo suficiente para mergulhar no romantismo” (p.57).

Alana corresponde a esse amor, mas se vê cercada por uma complicada situação: Vicente é um amigo de infância e sempre foi apaixonado por ela. Ele resolve demonstrar seus sentimentos e pede permissão ao Doutor Dário para casar-se com ela. Flávia é amiga de Alana, mas muito apaixonada por Vicente. Sabendo que seu amor não seria correspondido, ela decide aproximar Álvaro e Alana de uma forma inesperada.


Marcos mistura romance, suspense e muita adrenalina nessa obra. Ele descreve as mortes de forma fria, calculada, mas muito bem trabalhada. Todos não sabem o verdadeiro culpado de tantas atrocidades, mas desconfiam que seja um animal muito feroz. Porém, Valêncio é o único que discorda de todas as ideias. Valêncio apresenta suas teorias baseadas em livros, que levou anos de estudo. Muitos debocham e não acreditam. Até que Ronaldo, alcaide da Vila Socorro, resolve enviar uma carta ao Secretário de Defesa em busca de ajuda.

“Quando acordei, as paredes estavam sujas de sangue, os corpos em pedaços jogados no chão ensanguentado” (p.93).

Quem é o verdadeiro culpado dessas mortes não é mistério para ninguém. Até porque, quem olha a capa já subentende do que se trata. Contudo, a forma que o escritor narra todos os detalhes é assustadora, horripilante e, ao mesmo tempo, adorável. Um trabalho bem feito, com uma criatividade imensurável.

“Seu corpo começou a se contorcer violentamente e emitiu um som arrepiante de estalar os ossos. As juntas da coluna procuravam se encaixar às novas posições das vértebras, tornando suas saliências pontiagudas visíveis por toda a extensão das costas. A massa muscular do seu corpo acompanhava o crescimento brusco dos ossos, alargando com dor a sua pele, quase rasgando-a, enquanto os pelos ficavam mais grossos e rompiam a casca tênue à medida que se prolongavam e sangravam sua pele” (p.149).


A diagramação e a revisão foram impecáveis. A editora Rocco está de parabéns, como sempre. Uma leitura recomendada aos apaixonados por histórias de lobisomem, não apenas para as noites de luar, como o autor escreveu na dedicatória, mas a qualquer momento. Por mim, o livro poderia ter acabado na página 261. Contudo, as páginas seguintes foram mais mistérios para mim e meu coração quase não aguentou a pressão.

“O maior sofredor nesse caso não são as vítimas, mas aquele que carrega a culpa por permanecer vivo e não saber o que fez antes de recobrar os sentidos” (p.208).

Adquira seu exemplar através do site da editora Rocco, Saraiva ou compre com o autor e tenha o seu livro autografado.


Autor:Marcos DeBrito
Título:À Sombra da Lua
ISBN:9788532528162
Editora:Rocco
Ano:2013
Páginas:286


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532