Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: A história de Júlia

$
0
0


Sinopse:
Júlia é uma adolescente oriunda de uma comunidade muito pobre de Recife - PE, o Coque. Ela enfrenta diversas situações típicas de um adolescente: indecisão, escolhas futuras, namoro, respeito aos pais, postura social, bulliyng... e também atípicas: tráfico de pessoas, drogas, pobreza, assassinato, roubo... Situações que levam o leitor a refletir sobre esses temas no momento em que Júlia escreve seu diário. A personagem principal, então representa um ser neutro, que roda por diversas situações, como uma das nossas várias consciências internas, onde escolhe caminhos diferentes da massa ao seu redor. A sutileza está presente na sua figura sonhadora meiga e, por vezes, comum de adolescente.

Resenha:
Júlia é uma garota de 13 anos, pobre, que mora em uma favela de Recife. Religiosa fiel, sempre vai à igreja com seus pais e, dia de sábado, participa da aula de canto. Júlia estuda numa escola pública, porém, é muito inteligente e esforçada: sempre tira as maiores notas em sua turma. Embora muito dedicada, Júlia é uma garota bastante indecisa e que acredita estar apaixonada por dois garotos.


“Naquele momento, perdida em seus devaneios, vagando em reflexões, tentando resolver o que parecia incompreensível para sua cabecinha de adolescente... Estava apaixonada, não por um, mas por dois rapazes... E não importava o que suas amigas diziam, era o que ela sentia. Estava desesperada” (p.9).


Júlia era sempre o motivo de chacota na escola, por ser tímida, não se vestir bem e repetir a mesma blusa na época do frio e, ainda, não usar maquiagem. Tinha apenas quatro amigas: Graça, Flora, Gema e Lara.


O livro é narrado em terceira pessoa e, no final de cada capítulo, é colocado o que Júlia escreve no diário: sua opinião sobre as coisas, seu ponto de vista sobre o mundo e sua tristeza pela indecisão de estar apaixonada por dois ao mesmo tempo.

Um dos acontecimentos narrado pela autora é sobre Helena, quando vai até a casa de Júlia. Helena convida Júlia para ir até a casa de dona Cícera, uma senhora sem condições de sustentar seus filhos. Júlia leva a criança mais nova para ficar, provisoriamente, em sua casa, enquanto dona Cícera procura um lugar para ficarem. Esse capítulo é bem forte e chocante, mostra bem a realidade.


“Nossa vida é feita de escolhas, umas certas e outras não... Buiú escolheu uma vida de aventuras e crime; amanhã será seu enterro... Lalinha escolheu partir para fora do Brasil... Dona Cícera escolheu voltar para Bahia com Reginaldo... Meus pais resolveram adotar Nila... E eu? O que devo escolher?” (p.47).




O livro, em si, tem uma escrita fácil e pode ser lida por qualquer pessoa. Sem dúvidas, uma grande lição para aqueles que reclamam do que tem, do que queriam ter e da vida que leva. O livro tem alguns erros, mas não é nada grave. Em todos os capítulos a autora coloca desenhos feitos por ela, o que torna a obra bem exclusiva e diferenciada.

Para adquirir o livro, entre em contato com a autora.

Autora:Angela Lira
Título:A história de Júlia
ISBN:9788565920650
Ano:2013
Páginas:72


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532