Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Um cântico de Silêncio

$
0
0

Título: Um cântico de Silêncio
Autor: Samuel Cardeal
ISBN: 9788591611614
Editora: Independente
Ano: 2014
Páginas: 223
Compre:aqui
Sinopse:

Lúcia tem 10 anos e desde suas mais remotas lembranças vive no orfanato da cidade de Provação. Também desde sempre, nunca conseguiu falar. Ela luta para suportar os maus tratos de uma madre perversa, o desprezo das outras crianças e a subserviência de um jovem e amável Padre. Renato é um professor universitário, afastado do trabalho. Após uma terrível tragédia que levou sua família, perdeu também a vontade de viver e se entregou ao alcoolismo e à auto-piedade, se afastando de tudo e de todos. Mas o acaso vai se encarregar de abrir novas portas para essas duas vidas infelizes e, quando o destino de Lúcia e Renato se cruzarem, uma nova chance de viver se estenderá aos dois. Será que a força dessa nova família vai ser suficiente para subjugar todos os obstáculos que se colocarão entre ela e a felicidade?

Resenha:

Surpreendente e emocionante definem a obra de uma maneira magnífica. Um cântico de silêncioé um livro que nos faz refletir em diversos campos de nossa vida, inclusive em algumas atitudes que os seres humanos tomam refletidos em preconceitos.

Iniciei a leitura imaginando que se trataria de um romance entre uma garota muda e um professor desgostoso da vida. Todavia, não são apenas casais que se formam em livros e isso foi o que mais me atraiu na leitura.
Lúcia é uma garotinha com apenas dez anos, ela vive em um orfanato da cidade de Provação. Associei o nome da cidade à vida da garota, é impossível não comparar as provações que ela passa com a perversa madre que a trata como escrava. Paralelamente, temos a presença de Renato. Ele é um professor universitário, muito inteligente, porém, está afastado do trabalho por motivos de bebida.


A família de Renato sofre um terrível acidente e a perda o deixa sem vontade de viver. O professor leva uma vida sem esperanças e em desespero. O que antes era considerado um mundo em que ele era marido, pai, professor e amigo, hoje é usurpado todos esses pensamentos e o que se vê é um homem que perdeu a autoestima de permanecer vivo. Com isso, ele se entrega ao alcoolismo em uma busca desenfreada para estancar sua dor. Ao ser internado na UTI por excesso de bebida, ele conhece Lúcia. 
“Eu confio em você. Um amigo nunca deixa o outro pra trás e você é meu melhor amigo” (p.58).
A garota tem um jogo de dominó em seu quarto e vai até o do paciente em busca de companhia. Contudo, o rapaz trata-a com frieza, rispidez e a pequena menina não entende o motivo de ele ser tão rude com ela. Insatisfeita com a situação, ela busca outros meios para ir até o quarto do rapaz, nem que para isso ela precise enfrentar a madre rancorosa.



A obra é um mar de emoções e deixa o leitor impactado com a leveza e doçura do autor ao narrar cada detalhe. Confesso que conhecia Samuel pelo blog, sempre tive a oportunidade de ler algumas publicações dele. Porém, nunca tinha lido nenhum livro dele e, confesso, a surpresa foi grande e a admiração não foi diferente.
“Por que os pássaros aparecem de repente
Toda vez que você está por perto?
Assim como eu, eles querem estar
Perto de você” (p.72).
Samuel Cardeal, nessa obra, tem o dom de prender o leitor e levar-nos do riso ao choro, do carinho à raiva. A vontade que se tem é de terminar a leitura rapidamente para saber como Lúcia e Renato ficarão, já que este está provisoriamente internado; enquanto a garota nasceu lá e desde então nunca mais saiu. No entanto, ao mesmo tempo em que desejamos que a obra termine, ficamos com o coração apertado quando ela chega às últimas páginas. É impossível não clamar por mais.


Mais do que um livro com uma história emocionante, ele trata de assuntos que estão presentes em nosso dia a dia. A exploração infantil é um deles e, com certeza, um dos que mais prendem o leitor e deixa-nos abismados com a frieza da madre. Mentiras é outro que não fica atrás; a maneira mentirosa, fria, falsa e calculada em que a madre trata e passa os acontecimentos ao padre, é algo escabroso. Vício, preconceito, ódio e tantos outros. Porém, a obra não trata apenas no campo negativo, é possível notar amor, carinho, superação, confiança e muita compreensão. A obra é recheada de sentimentos tanto negativos quanto positivos e esse conjunto torna o livro completo em todos os sentidos.

A capa é linda, a diagramação é excelente e caprichadíssima, no entanto, a letra poderia ter sido um pouco maior. Para quem tem problema de vista, certamente sentirá um pouco de dificuldade na leitura. Eu achei tranquila no início, porém, em certos momentos tive de parar e retomar minutos depois, pois estava com a visão um pouco cansada. Notei erros na obra, porém, nada que prejudicasse o entendimento do leitor.

“Quando a plantação prospera, a colheita deve ser feita com pressa, pois a tempestade não tarda a chegar” (p.109).

Recomendo a obra a todos que curtem uma história que mexe com nossos sentimentos e nos leva à reflexão.

http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/11/resultado-do-top-comentarista-de.html

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532