Final de ano chegando e nós não poderíamos deixar de fazer a nossa retrospectiva, né? E vamos começar hoje com os melhores de 2014. Vamos conferir?
Lista do Marcos
1. Laranja Mecânica (Resenha)
Laranja Mecânica foi um livro que me marcou, sem dúvidas. Apesar de ter sido lançado há 50 anos, só li em 2014. O anti-herói Alex é um personagem que me fez pensar bastante e me fez rever muitos dos meus conceitos. A obra entrou na minha lista de favoritas; para falar a verdade, ela se tornou a favorita. Está no topo incontestavelmente.
2. Androides sonham com ovelhas elétricas? (Resenha)
Continuando no clima de distopias e ficção científica, temos o segundo lugar do ano. Esse foi o primeiro livro do Dick que li; o primeiro de alguns que já li e de vários que lerei, vale salientar. A obra mudou minha visão sobre a literatura de um modo geral. Quando você encontra um autor realmente talentoso, todas as outras obras do gênero, e também dos demais gêneros, perdem um pouco do brilho.
3. Herdeiro do Império (Resenha em breve)
A editora Aleph arrebentou esse ano e conseguiu arrematar com facilidade o meu top 3. Esse livro, antes mesmo de eu lê-lo, já tinha me ganho. Afinal, Star Wars é Star Wars, sem mais. Após a leitura, eu fiquei extasiado. O autor soube abordar muito bem o universo do Star Wars e ainda deu para matar a saudade de personagens queridos como Luke, Leia e Han; sem falar do androide mais irritante e querido da galáxia: C-3PO, além do robozinho mais marrento e incrível que poderia existir: R2-D2.
Herdeiro do Império é, sem dúvidas, um livro incrível!
4. Silo (Resenha)
Esse ano, para mim, foi o das distopias. Silo foi outro livro do gênero que me ganhou sem esforço, principalmente pela sua riqueza de detalhes, sua premissa inteligente e personagens incríveis. A Intrínseca acertou em cheio no lançamento desse livro. Para quem gosta do gênero, essa obra é mais do que recomendada.
5. Guerras Eternas (Resenha)
Quem acompanha o blog com frequência sabe que eu, sempre que possível, leio livros e contos nacionais. Obviamente, nossa literatura não poderia ficar sem representação no Top 5. O nosso representante é Guerras Eternas, escrito pelo talentosíssimo autor Eduardo Kasse. Mesmo sendo o terceiro livro da série Tempos de Sangue, o autor conseguiu me surpreender. Ainda mais sangrento que os anteriores, o livro cumpre o que promete e vai além. Imperdível define.
Lista da Natalia
1. Fique onde está e então corra (Resenha)
Esse livro é queridíssimo não apenas por retratar sobre a Primeira Guerra Mundial, mas pela maneira emocionante de o autor abordar a trama. Alfie Summerfield é um protagonista que jamais esquecerei e, mesmo tão jovem, transmite-nos uma grande lição de vida. Ver seu pai partir para a Guerra em pleno dia de seu aniversário foi um momento árduo vivido pelo garotinho. De longe, o livro é o melhor que já li este ano. Foi minha primeira experiência com John Boyne e confesso que foi muito agradável esse contato.
2. Seis anos depois (Resenha)
Jake é um cara que toda pessoa gostaria de conhecer. Um personagem forte, marcante e decidido a encontrar a sua mulher amada que simplesmente saiu de sua vida e ainda pediu para que ele não a procurasse mais, após o seu casamento com outro cara. Quando Jake descobre que o marido de Natalie está morto, então, ele resolve descumprir a sua promessa, ele só não imagina que está colocando a própria vida em risco. É impossível não querer ler essa obra, é totalmente improvável não desejar terminá-la depois que as coisas começam a surgir. Pensei que a obra seria um típico romance romântico, mas estava enganada. O thriller policial presente no livro me prendeu de modo desesperador. Harlan tem uma escrita cativante e esse também foi o meu primeiro contato com o autor. Foi uma experiência incrível e que não será a última leitura, com certeza.
3. Psicose (Resenha)
Psicose foi um livro que me chamou a atenção logo pela capa. Estava na época do Halloween e necessitava completar a meta de ler dois livros de terror em novembro. Completamente aterrorizante, envolvente, com uma narrativa que te prende de forma fácil e com personagens muito bem elaborados. Bloch não poderia ficar de fora dessa lista com seu magnífico trabalho.
4. Como viver eternamente (Resenha)
Sam sofre de leucemia e tem apenas onze anos de idade. Ele não é aquele típico garoto otimista que vive feliz aos quatro cantos como a maioria dos livros que abordam essa temática, mas também não fica chorando e depressivo. Ele é apenas um menino que busca sanar suas curiosidades, adora fatos fantásticos e deseja respostas das perguntas que ninguém quer e nem sabe responder. Sam é um exemplo de vida, seu jeito de tratar a família, os amigos, a professora. Uma obra extraordinária que me fez refletir sobre diversos aspectos da minha vida. A autora publicou o seu livro com apenas 23 anos, porém, o sucesso dessa obra é algo imensurável e as lições que ela me trouxe com certeza não ficam atrás.
As crianças trocadas é o primeiro livro da série A Guerra dos Fae: uma fantasia que é diferente de tudo o que já li. A autora tem uma escrita envolvente e o enredo é muito bem explorado. Li os três volumes este ano, porém, confesso que o melhor foi esse. Tony é amigo de Jayne, ele tem o poder de ler a mente dela e isso a incomoda de início. Porém, com o passar do tempo ela acha isso bacana e que pode ajudá-los em uma missão oferecida por uma organização que oferece ao grupo de jovens a oportunidade de receber U$500 para que eles realizem um experimento envolvendo uma competição. Elle Casey não poderia deixar de entrar para a minha lista com essa série que é uma das minhas favoritas.
O que acharam? Quem já leu algum desses livros ou pretende ler? Qual foram suas melhores leituras de 2014? Não deixe de nos contar!