Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Solidão na Corda Bamba

$
0
0
Título: Solidão na corda bamba
Autoras: Ana Paula Seixlack e Maria Anália Seixlack
ISBN: 9788582736258
Editora: Multifoco
Ano: 2014
Páginas: 264

Sinopse:
Solidão na Corda Bamba - A escola é o maior pavor de Carine Feijó. Não que não goste de aprender. O problema são os colegas, que a excluem e a maltratam.
Incompreendida por todos, a jovem busca refúgio nos seus amados livros. Também tem paixão por tocar belíssimas melodias em seu violino, na companhia do cão Toby.
A nona série, apesar das
provocações de Leonel e seu bando, promete ser promissora. Uma aluna nova muito excêntrica, um loirão e um concurso de violino disputadíssimo são muitas das divertidas situações que encontrará neste livro.
“Solidão na corda bamba” aborda o bullying de forma bem-humorada e emocionante.
Muito mais que um livro de superação e esperança, é também um grito de alerta.

Resenha:
Solidão na corda bambaé uma obra que nos pega de surpresa em todos os sentidos. Quando iniciei a leitura, não imaginei que iria me surpreender tanto com a história. O tema é polêmico, embora seja algo comum em nosso dia a dia, infelizmente. Há muito tempo as pessoas sofrem de bullying, como já mencionei na resenhaAprendendo em seis.

Carine Feijó é uma garota vítima dessa realidade. Ela tem apenas quinze anos e poderia ser considerada como uma pessoa normal perante a sociedade ou até mesmo feliz. No entanto, não é bem assim que as coisas acontecem. Ir à escola é um tormento. Não existe sinal de carinho, atenção e cuidado. Os alunos a tratam mal, apelidam-na e sequer se preocupam com o que ela acha das brincadeiras de mau gosto. Os professores simplesmente ignoram a situação complicada que Carine enfrenta.
“Ela não tinha amigos. Nenhum. Mas isso não era tudo: além de ser deixada de lado por todos, ainda era o principal motivo de zombaria da classe. Cada novo ano na escola era mais um ano de provocações, deboches, exclusão e, principalmente, mais um ano de solidão”.
A protagonista sempre foi uma boa aluna e muito inteligente, ela tinha interesse em aprender e a estudar. Porém, o ódio que a garota sente por estar naquele lugar é algo imensurável e não há atividade alguma que torne seus momentos prazerosos enquanto está na escola.

Nada está tão ruim na vida de Carine que não possa piorar. Entretanto, ela encontra um Blog cheios de comentários sobre pessoas que sofrem de bullying e então decide escrever o seu depoimento também. Quando a garota menos espera, a dona do Blog lhe envia um e-mail e a protagonista não se sente tão sozinha quanto antes.
“— Quero muito saber a sua opinião: eu sou feia? Por quê? O que me faz ser feia e todos vocês que estão me xingando serem bonitos? Em qual dicionário vocês todos estão tirando esse conceito de beleza? Vocês sabem ler, afinal? Bando de desmiolados!”.
A obra narra a vida de Carine, seu dia a dia sofrido e como ela tenta lidar com tudo a sua volta. Sua mãe é uma ótima pessoa, contudo, não percebe que a filha passa por tantas situações difíceis. A própria mãe não sabe que Carine não tem amigos e acredita que está tudo normal em sua vida; ledo engano.

As autoras souberam criar uma história cativante e que deixa o leitor angustiado com o sofrimento da protagonista. A narrativa é simples e proporciona uma leitura fluida. O título do livro faz jus à realidade de Carine. Fica difícil não se identificar com algumas coisas, principalmente para aquelas pessoas que, durante a infância, foram vítimas de bullying. Esse livro é um grande alerta e deveria ser lido para nos fazer abrir os olhos. Muitas pessoas podem estar na mesma situação e muitas vezes não nos damos conta disso.
“— Todos vocês têm defeitos e devem enxergar isso em si mesmos antes de criticarem os outros. Por que vocês ficam atazanando a vida da coitada?! Gostariam de ser tratados da mesma forma? Sejam agradáveis! Façam trabalho com ela, lanchem junto, façam elogios e, se não tiverem nada de bom para dizer, permaneçam calados”.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532