Sinopse:
Verão é sinônimo de aventuras, dias na praia, amigos e longas noites estreladas. Os dias mais ensolarados do ano carregam momentos inesquecíveis e lembranças que são eternas acompanhantes. É uma época de desejos e promessas que serão testadas pelo tempo. O amor - durante esse intenso calor - pode surgir de forma inesperada ou simplesmente brotar de uma linda e antiga amizade. O verão é sobre se divertir sob a luz do luar, é sentir na pele o calor do sol, e ter a certeza de que o que acontece nessa estação, muda para sempre a sua vida.
Resenha:
O livro Amores de Verãoé uma antologia de contos que retrata conquistas amorosas realizadas no período mais quente do ano. Romances surgidos no verão, principalmente durante viagens, tem o estereotipo de passageiros. Porém, esse livro vem exatamente para vencer essa impressão.
O primeiro conto foi escrito por Priscila Reis Andrade e, particularmente, achei o melhor do livro. De uma maneira leve e descontraída, ela narra a relação de Antônio, um mineiro que viaja para o Espírito Santo nas férias, e Janaína. O conto não é meloso, fazendo que já ganhasse um ponto comigo, e termina de uma forma surpreendente. Supera em muito o padrão Nicholas Sparks.
“Como uma brisa que você sente agora e depois cessa; como o céu de fim de tarde que tem nuances de rosa, laranja e azul que precede o cair da noite escura; como um beijo de verão que acontece no auge do entusiasmo e, às vezes, fica só na memória; assim fora aquela noite.” (pag. 19)
O segundo conto, de Joice Lourenço, retrata a história de Fernando e Raquel que, por um erro, acabam alugando a mesma casa para passar o verão. Por não haver outro lugar disponível, são obrigados a dividir a residência por alguns dias. Ambos passaram por términos traumáticos de seus relacionamentos nos últimos tempos e tentam curar as suas feridas nas férias. É um conto bonito, mas eu acertei o desfecho bem antes do fim. Contudo, merece ser lido.
“O encarei por alguns segundos, não querendo mostrar o estado em que fiquei com a sua aproximação, mas, quanto mais o olhava, sentia que alguma coisa acontecia dentro de mim e, por algum motivo, não estava gostando disso.” (pag. 30)
O terceiro conto, de Gleize Costa, fala sobre Amanda Bueno, uma escritora reconhecida nacionalmente, mas que está passando por um bloqueio criativo. Durante esse período difícil, ela encontra conforto pela internet, através das palavras de seu fã, Marcelo Soares. Ela resolve, sem que ele saiba, visitá-lo e se instalar na pousada em que ele trabalha. Esse conto fala sobre relações amorosas que tem seu embrião plantado através de grandes redes sociais. Achei muito interessante a premissa do conto.
“Amanda parou o carro em frente à pousada e respirou fundo. Suas mãos tremiam e suas pernas estavam bambas... Precisava se acalmar e agir naturalmente, caso contrário, qualquer pessoa perceberia o quanto ela estava nervosa.” (pag. 46)
O quarto conto, de Rebeca Andrade, fala sobre decisões. Julia é mãe de Pedro, porém vive arrependida por ter terminado seu romance com Rafael e ter escondido dele a gravidez. A cada dia, a sua dor e sua lamentação aumentam. Já se passaram sete anos desde sua fatídica escolha, mas nada é capaz de consolar seu coração. É demonstrado, nas nuances do conto, como cada decisão que tomamos nos afeta por toda a vida.
“Podia ver a mulher linda que ela havia se tornado. Observava a forma que ela ria com o que o Pedrinho falava. Não sabia se ela poderia vê-lo daquela distância, mas sentiu uma vontade súbita de correr em direção a Júlia e abraça-la.” (pag. 73)
O quinto conto, de Renata Martins, conta a história de Manuella, uma administradora de empresas que descrê no amor e em Deus. Devido a problemas familiares anteriores, a protagonista se torna uma pessoa amarga. Porém, durante uma viagem ao Rio de Janeiro, as coisas começam a mudar. Manuella percebe que, talvez, amar não seja tão doloroso assim.
“Eu compreendo o que sente, mas, um dia, vai entender tantas coisas, e eu sei que este dia está chegando. Quanto ao amor, por mais que diga não acreditar nele, você sabe que lá no fundo do seu coração existe muito amor (...)” (pag. 91)
O livro tem uma escrita agradável e fluída. Além disso, por não ser muito extenso, dá para ler em uma tarde. Para quem gosta de romances bem reais, esse é um livro excelente. Certamente, ele é a obra que falta na lista de leitura de todo apaixonado.
Compre o livro diretamente com a autora.
Livro: Amores de Verão
Autoras: Gleize Costa; Joice Lourenço; Renata Martins; Rebeca Andrade; Priscila Reis Andrade.
Editora: Independente
Ano: 2013
Páginas:103