Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: O livro de almas

$
0
0



Sinopse:

Por quase toda a sua vida, Jox viveu em um hospital psiquiátrico, com problemas que ninguém nunca conseguiu diagnosticar com clareza. Tudo muda quando ele retorna para a casa dos seus pais e tenta se readaptar ao mundo. No entanto, o que ele achava ser a chave para a compreensão de seu passado parece ser o princípio de um abismo ainda mais profundo. 
Enquanto isso, três pessoas com dons paranormais são obrigadas a enfrentar os seus maiores medos, voltando à realidade que sempre tentaram esconder: o juramento de uma antiga aliança, que os poderia levar à morte. 
Por trás da vida de todas essas pessoas existe uma conexão, um enigma que os une pela amizade e pelo terror.


 

Resenha:

Terror, suspense e comédia são possíveis serem vistos nessa deliciosa obra.

Jox é um adolescente, tem 17 anos, e desde muito novo precisou ser internado pelos pais em um hospital psiquiátrico. Os pais dele sempre acreditaram que a doença de seu filho era neurológica. Porém, nunca conseguiram diagnosticar com precisão.

A história se passa no estado de Santa Glória, nas cidades de Rover, Monese e Lita. As três metrópoles compunham a única ilha do território.

Certo dia, Jox é liberado para poder sair do hospital e ir para casa. Sua vida praticamente recomeça: estudo, trabalho, pessoas desconhecidas e um novo mundo que ele passa a enfrentar.

“Vestidos com sobretudos pretos, chamavam atenção por conta de seus olhos vermelhos e de um símbolo prateado no peito que ninguém nunca tinha visto antes. Contudo, o que de fato assombrou a todos foi que, enquanto o carro antigo girava a cinco metros de altura, a mulher que o dirigia saltou e permaneceu no ar. Ela flutuava” (p.19).


Jox é levado para trabalhar numa lanchonete e Trote, seu gerente, enche o garoto de trabalho para que ele desista do emprego. Porém, o jovem, bastante dedicado, sempre exercia suas funções com qualidade.

Três pessoas com dons paranormais são obrigadas a enfrentar seus medos.

Certo dia, Bronos e seus amigos vão à lanchonete. Jox os atende e Bronos começa a debochar de sua cara. Chama-o de moça e humilha-o na frente de todos. Quando o garoto estava indo entregar os lanches pedidos, acaba tropeçando e cai com a bandeja. Todos começam a rir e zombar de Jox, caído no chão. Porém, Nailiu se levanta e ajuda-o.

Bronos é apaixonado por Nailiu, porém, ela nunca lhe deu bola. O jovem não admite a solidariedade da garota. Para ele, Jox está dando em cima de sua “namorada”. A briga está formada. As peças do jogo começam a ser formadas e uma batalha das cidades irá começar.

“Batalha das cidades (...) é uma competição entre as três cidades da ilha, em que todos competem em duas modalidades: inteligência e artes marciais. Os vencedores são verdadeiros heróis e ganham vários prêmios. Você deverá entrar na disputa de lutas para enfrentar o Bronos” (p.62).


Bronos é temido por todos. O maior lutador da cidade de Rover e nunca perdeu uma batalha. Jox é frágil e não sabe, sequer, como faz para dar um soco em alguém. Eles estão prestes a começar uma das competições mais esperadas da história. Rover x Monese. Contudo, o local escolhido para a luta foi Lita. Já que Monese sofreu uma catástrofe e o local para a batalha era sempre intercalado: cada ano uma das duas cidades ficaria responsável.

As apostas foram feitas entre os familiares, amigos e a sociedade. Além da luta física, Jox deveria se preparar para uma luta intelectual contra Saluz Eurecta, a garota mais inteligente e que, também, nunca havia perdido para ninguém.

Até onde existe conexão entre Nailiu e Jox? Existe um enigma que os une de forma incrível.

Jox estava desesperado, sem saber o que fazer. Porém, precisava participar dessa batalha, caso contrário, correria o risco de morrer sem mérito algum.

“Os olhos dela eram de um vermelho-vivo como se estivessem em chamas; a pele descascava tal qual à de uma cobra e estava praticamente careca” (p.106).


Essa parte da história é bastante emocionante e muito fantasiosa. A criatividade do autor foi sublime e fiquei totalmente surpresa com cada desenrolar da trama. Era impossível prever tudo o que iria acontecer. Monstros, cermos, demônios, anjos, tudo isso é mesclado na história e nos acrescenta uma emoção do início ao fim.

Com a narração em terceira pessoa, é possível compreender cada pensamento dos personagens e o que eles fazem. A leitura fica fluida e a vontade é chegar às últimas páginas para saber o que acontece.

A capa é muito bem feita, na verdade, foi o que me cativou a ler o livro. A diagramação bem trabalhada. Só notei alguns erros bobos, porém, nada que desmerecesse o trabalho e a qualidade dessa incrível obra. Ao contrário do que pensei quando vi a capa, a leitura é para todas as idades, já que tem bastante fantasia.

“Que futuro poderíamos prever para uma garotinha que, aos sete anos de idade, vira o pai, alcoolizado, estourar o crânio da mãe com um tiro de espingarda? Como poderia ser a frase adulta de uma criança que diariamente era espancada por seus pais adotivos por não ser a empregada perfeita? Todos esses fatores poderiam ser apontados como os motivos que transformaram Caroline em uma assassina. Entretanto, a menina de infância conturbada não se tornou má, ela nasceu assim” (p.191).


A ideia do autor para elaboração dos nomes foi incrível: Ronchudo Reconchudo, Amona, Bolônio. Foi uma descontração e tanto.

Adquira o seu exemplar, não perca tempo. Acesse o site da Editora Novo Século e Saraiva.


Título:O livro de almas
Autor:Igor Quadros
ISBN:9788542800838
Editora:Novos Talentos
Ano:2013
Páginas:246


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532