Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Ponte de Cristal

$
0
0


Título: Ponte de Cristal
Autora: Thati Machado
ISBN: 8566725322
Editora: Laço Editorial
Ano: 2014
Páginas: 312
Compre:Aqui

Sinopse:

A renomada escritora Mia Prescott não imagina que a sua decisão de acertar contas com o passado causará uma reviravolta em sua vida e colocará à prova todas as suas certezas. Seu país, o Lar, precisará da sua ajuda ou sofrerá pelas mãos da mesma pessoa que arruinou seu verdadeiro eu. Vivendo na Capital, Mia não percebe que uma revolução está se aproximando e que ela é a única capaz de detê-la. Bom, ela e o homem a quem ela jurou se vingar. Ou talvez não seja ele... Quer dizer, em quem confiar?

Resenha:

Quem me conhece sabe que romance não é meu gênero favorito. Porém, como a Thati resolveu dissolver uma história de amor em um contexto distópico e com uma pegada grande de ação, resolvi embarcar. E agora confesso: não poderia ter tomado uma decisão melhor. Ponte de Cristal me ganhou sem qualquer dificuldade.

Mia Prescott é uma famosa escritora, com diversos sucessos publicados. Contudo, algo ainda lhe incomoda: o seu passado não é tão bonito quanto os livros que ela escreve. Ele deixou marcas que ela carrega até o presente. Aliás, vingar-se de quem lhe causou esses hematomas é uma das coisas que ela mais deseja.
Mia resolve, finalmente, encarar o seu passado e quitar as dívidas. Porém, o que ela não imaginava era que sua vida estivesse ligada ao futuro de seu país. Pior ainda: uma revolução se aproxima e talvez ela seja a única capaz de impedir as atrocidades que estão se aproximando. Entretanto, para isso, talvez seja necessário se unir a quem mais lhe machucou...
“Por fim eu estava admitindo eu o meu plano havia falhado e tudo havia se transformado numa piada. Eu estava na vida real e não nos meus livros. Enquanto escrevo é possível deixar a história perfeita, idêntica ao que eu idealizei. Na vida, no entanto, isso parece impossível” (p. 26).
Diante deste cenário, Thati Machado trata de assuntos sérios e constrói personagens maravilhosos. A autora nos leva a refletir sobre nossas escolhas e traumas e em como eles podem repercutir por anos. Além disso, somos levados a pensar sobre diversos tipos de abusos, inclusive o de poder, algo tão comum em nossa sociedade.

Quanto aos personagens, Mia rouba a cena, o que já é esperado. Contudo, o que me surpreendeu, e me agradou demais, é que ela é uma mulher forte, decidida e batalhadora, apesar de todos os traumas. Com toda carga dramática colocada sobre a personagem, imaginei que ela se tornaria a típica “indefesa e cheia de mimimi”, o que não aconteceu. E isso fez com que eu me prendesse à obra ainda mais.
Além dos bons personagens, Thati também prende o leitor com sua escrita fácil e ágil, o que torna o desenrolar da obra eletrizante. Ainda há reviravoltas para todos os gostos durante o livro, fazendo com que o leitor fique alucinado e que horas durante a leitura pareçam segundos.
“Lágrimas escorriam pela minha face enquanto eu tentava reviver os dias sem fim daquela época distante, que há muito eu me forçava a esquecer” (p. 140).
Não obstante a qualidade literária, o livro também possui uma boa parte física. A capa é bonita e combina perfeitamente com a obra, transmitindo bem a pegada de ação e distopia que ela possui. A diagramação, por sua vez, é simples, mas muito confortável, contribuindo significativamente para uma leitura ágil.

Diante desses aspectos, é claro que eu indico a obra. Esse livro é a prova que a nossa literatura nacional está evoluindo cada vez mais e compete, sem nenhuma dificuldade, com a estrangeira. Não deixe de desbravar Ponte de Cristal; você não irá se arrepender.
http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/05/top-comentarista-de-maio.html



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532