Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: O Senhor da Luz – A Saga de Datahriun

$
0
0


Sinopse:

Lícia se sentiu muito sozinha quando o seu avô morreu, deixando uma chave e um pedido. Essa chave abria uma caixa muito poderosa, capaz de fazer viver, novamente, um planeta já morto: Datahriun. Porém, ela só poderia ser aberta por cinco chaves. A de seu avô era somente uma delas, e o seu pedido era para que Lícia as reunisse e encontrasse os seus guardiões. Desse modo, eles poderiam fazer o que ninguém havia feito antes. O Senhor da luz é uma estória sobre sonhos, guerras, amizades, tristezas e amor. Uma saga insana pela recuperação de Datahriun, onde vivem criaturas misteriosas com poderes fantásticos. Um lugar onde a magia é somente o começo!



Resenha:

O livro começa com Lícia saindo de casa, após a morte de seu avô. Ele, pouco antes de morrer, revela-lhe um grande segredo: Selaizan, O Senhor da Luz, antes de perecer em um combate mortal, distribuiu cinco chaves, para cinco guardiões. Tais chaves poderiam abrir uma caixa muito poderosa e restituir a harmonia ao mundo.

O avô de Lícia era um dos guardiões. Porém, como não poderia cumprir sua missão, já que a morte o espreitava, incumbiu sua neta de procurar os demais guardiões e restaurar a paz que havia, anteriormente, no planeta. Contudo, a missão não seria fácil. Havia nove continentes em Datahriun – Kan, Akinus, Taon, Mériun, Guanten, Mei, Shinithi, Razoni e Munsulia – e as cinco chaves estavam escondidas em lugares dispersos.


“Lícia agitou e abriu suas asas de tamanho mediano, proporcional ao dela, nos tons marrom e branco, e com um impulso dos pés foi ganhando altura. Ela sobrevoou as simplórias casas do vilarejo, lembrando-se dos momentos que vivera ali. Um turbilhão de imagens passava pela a sua mente, e ela permitiu que estas a dominassem como um último momento de nostalgia.” (pag. 13)


Lícia, temerosa e desacreditada, deixa Kan e viaja para Akinus, em busca de uma das chaves. Porém, sem que ela perceba, um espírito renegado tem seguido-a por todo caminho, buscando uma forma de furtar seu bem mais precioso. Tal espírito trabalha para a força mais maligna de Datahriun.


Você provavelmente pensará: esse livro é muito parecido com outros de fantasia que são lançados todos os dias. Porém, isso é um ledo engano. Graciele nos apresenta, além de um enredo totalmente original, personagens muito diferentes do que se vê em outros livros. Além disso, os ambientes são narrados com uma grandiosidade incrível, te levando para dentro da obra.

As batalhas ocorridas no livro são muito reais, o que te deixa agoniado, fazendo com que você vire uma página após a outra. Os personagens são cativantes, principalmente Layer, um dragão que ajudará Lícia durante a jornada.


“O dragão atacava como nos velhos tempos, quando lutou ao lado de Nahya em Akinus. Com suas garras ele arrancava cabeças com sua cauda quebrava ossos e seu fogo produzia o golpe de misericórdia em seus corações.” (pag. 297)

Lícia, a protagonista, demonstra, no início, ser uma personagem fraca, medrosa e vacilante, porém cresce muito durante a obra. Com o passar do tempo, ela se torna sábia e poderosa. Ela aprende sobre si e sobre os outros e se torna uma inimiga a ser temida.


“Você é uma das poucas, Lícia. Durante muitos anos, os clãs têm se misturado e, com exceção do clã Akinus, tornou-se cada vez mais raro encontrar alguém que consiga dominar perfeitamente suas habilidades sem a interferência do outro poder, principalmente em Kan, um lugar que vive sempre cheio de estrangeiros. Já faz muito tempo que eu não vejo olhos tão dourados...” (pag. 66)


Contudo, apesar de Lícia ser a protagonista, minha personagem favorita foi a Nahya. Pertencente ao clã de Akinus, ela tem o poder sobre o fogo e sobre o dragão Layer. Desde que é apresentada na obra, se mostra forte e uma lutadora nata. É ela quem, recorrentemente, protege Lícia.


Esse foi um dos melhores livros de fantasia que li esse ano. Ao ver a capa e me interessar pela obra, não imaginei que fosse tão boa. A autora me surpreendeu bastante. Sem dúvida alguma, já estou aguardando a continuação.

Se você gosta de livros de fantasia com muita ação, não deixe de adquirir essa obra. Certamente você irá adorar!

Compre o livro da autora no Submarino, na Saraiva ou com a autora.

Livro: O Senhor da Luz – A Saga de Datahriun
Autora: Graciele Ruiz
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801453
Ano: 2013
Páginas:320

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532