Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Precisava de Você

$
0
0

Título: Precisava de Você
Autor: Pedro Guerra Lola Tavares
ISBN: 9788581742373
Editora: Belas-Letras
Ano: 2015
Páginas: 224
Compre: Aqui

Sinopse:

Então está aqui tudo o que eu guardei por algum tempo. A partir de agora eu pretendo escrever, desde o começo, a nossa história (se é que eu posso chamar assim). O nosso (des)romance. Acho que a melhor maneira de se livrar de alguma coisa (neste caso, de alguém) é colocando para fora. Então é isso que eu vou fazer. Eu vou te exorcizar de mim. Que droga. Que droga, Gabriel Vegas. Eu gostava de você pra caramba.

Resenha:

Ao começar a resenha, peço que você a leia sem preconceitos. Não porque o livro seja estranho, longe disso. O livro tem uma temática bem comum e interessante: o amor ou o desamor, dependendo como se olha. Contudo, o livro é direcionado para o público juvenil, então é necessário entendê-lo dessa forma. Abra sua mente e deixe o adolescente que há em você dominar.

Lola Tavares é nossa protagonista nessa obra. Porém, ao invés de uma narrativa tradicional, temos uma espécie de diário. Lola resolve desabafar sobre como a sua vida virou de cabeça para baixo porque ela gostava de alguém. Aliás, alguém que é o tipo de pessoa que sabemos de cara que é problema. Mas quem é capaz de controlar o coração?
Um dia, ao voltar da faculdade, Lola avista um rapaz do outro lado da rua. Inicialmente ela estranha, visto que a cidade é muito pequena e ela não o conhecia. Porém, logo esse estranhamento se tornou algo mais. Ela começa a admirar o garoto; o seu rosto, seus olhos, seu jeito... Só para essa observação quando seu ônibus chega. Porém, algo tinha mudado: Lola não conseguia tirá-lo do pensamento, mesmo não sabendo nem o seu nome.
“Eu vou escrever sobre a maneira como descobri que seus olhos azuis-quase-esverdeados escondiam algo. Isto é, existia alguma coisa dentro deles. Quer dizer, com certeza existia algo dentro de mim todas as vezes em que eu olhava para eles. Era como um tornando passando por mim, como um caminhão atropelando gatinhos num cesto, como uma enchente na colina mais alta. Devastador. É, acho que essa é a palavra certa” (p. 10).
Depois de muito pensar no rapaz da rua e de se conformar em estar apaixonada por alguém que nunca tinha conversado, Lola acaba conhecendo-o. Gabriel Vargas, esse era o nome dele. Um garoto-problema, um amor (im)possível e certamente o causador de muitas confusões. Porém, o amor não é o tipo de área científica onde se podem prever acontecimentos. Pelo contrário: é imprevisível e vive dando errado...

Na minha visão, a grande sacada do Pedro Guerra da Lola Tavares foi escrever o livro em forma de “diário”. Isso deixa o leitor muito mais próximo da protagonista, pois permite que se acompanhe dos bastidores os confusos sentimentos dela. Além disso, o livro também ganha em agilidade, pois acaba tendo uma leitura mais fácil e dinâmica.
Os personagens não são tão profundos, até porque se trata de um livro juvenil. Mas, além a Lola, conseguimos ter uma visão bem interessante de outros integrantes da obra, como o Gabriel Vargas e de Sam, o melhor amigo da protagonista. Entretanto, vale ressaltar que somos reféns da visão da escritora do diário, afinal é ela quem nos descreve cada um dos outros personagens.
“– Lola, você parece o trailer de Madrugada dos Mortos 2.
Não olhe para Sam após a sua gentil colocação na carteira ao lado. Curiosa, só questionei:
– 2? Por que não Madrugada dos Mortos 1? – eu olhava fixamente para o quadro negro como se fosse um ponto de fuga.
– Porque continuações são sempre piores – explicou” (p. 18).
Outro motivo pelo qual o livro ganha muitos pontos é a diagramação, que está muito além da média. Aliás, isso é muito pouco. A diagramação é uma das mais bonitas e chamativas que já encontrei por aí, o que cria uma aura interessante em torno da obra. Aliado a isso, temos letras grandes e uma boa revisão que ajudam a proporcionar uma boa leitora.

De maneira geral, Precisava de Você não é o estilo de obra que entraria para os meus favoritos, pois prefiro livros bem mais densos. Contudo, certamente é um tipo de livro que eu respeito muito, principalmente porque o vejo como uma porta de entrada magnífica para o mundo da leitura. Tanto penso assim que vou apresentar a obra aos meus alunos e tenho certeza que eles vão adorar conhecer a Lola.
Se assim como eu, você gosta de obras mais adultas e densas, talvez o livro não te satisfaça totalmente. Contudo, se você é fã de uma leitura leve ou tem um adolescente em casa, essa obra é indispensável.
http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/07/top-comentarista-de-julho.html


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532