Título: A Lista
Autora: Cecelia Ahern
ISBN: 9788581636832
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 384
Compre: aqui
Sinopse:
Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
Resenha:
Katherine Logan tem apenas 32 anos e sua carreira como jornalista está arruinada, mesmo após muito trabalho e dedicação. A jovem construiu uma carreira de excelência na Revista Etcetera, além de ter sido contratada para cobrir notícias no programa de televisão Thirty Minutes. Contudo, sua ambição de se tornar uma estrela acaba decepcionando-a quando ela e a emissora de TV são processadas.
Sem credibilidade e com a imagem manchada, ela terá de lutar para fazer com que sua carreira ganhe novo destaque. Como se já não fosse o bastante, Logan é abandonada pelo namorado sem um motivo aparente; seu amigo está decepcionado com ela; e o principal e o que dá origem ao livro: sua amiga, confidente e mentora está gravemente doente. Constance é editora da Etcetera, porém, não por muito tempo, pois está sofrendo de câncer e pode morrer a qualquer momento.
Constance tem um jeito único de conversar e entender Katherine. Ela tem a capacidade de enxergar tudo o que Logan não consegue dizer. A jovem é uma fonte de inspiração para a protagonista e, com a criação da lista, ela vê a esperança de criar a matéria que Constance tanto queria produzir.
Antes de partir, a jovem deixa um mistério para Kitty que pode ser a chance de uma mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. Com essa lista, ela terá a função de escrever a melhor matéria de sua carreira. Além disso, será uma forma de prestar uma homenagem a uma grande amiga que tanto lhe ajudou.
Embora a tarefa parecesse fácil, localizar o nome de 100 pessoas desconhecidas não seria algo tão simples como alguém poderia imaginar. Sem contar que Katherine não fazia ideia sobre o que se tratava a reportagem; não havia detalhes, apenas a lista e que ninguém conhecia cada um, não existia uma ligação exata entre as pessoas.
Confesso que quando dei início à leitura, imaginei que a trama seria uma investigação apenas para encontrar as pessoas. Não pensei que o livro abordaria sobre cada personagem e a ligação para a existência da matéria. Com isso, achei a história um pouco arrastada e algumas partes bem desnecessárias. Todavia, a ideia da autora em abordar a os personagens foi essencial para dar sentido à obra. Porém, mesmo assim, o livro não me prendeu e, em alguns momentos, tinha vontade de parar para buscar uma leitura mais prazerosa.
Acontece que mesmo ocorrendo tudo isso, A Lista acaba prendendo o leitor, pois deixa-nos curiosos para saber o envolvimento de cada um e a finalidade para a criação da matéria. Kitty aprende muito e passa por um grande amadurecimento no decorrer de sua pesquisa. Isso também pode servir de lição para o leitor, pois cada um de nós temos uma história a contar, independente do tamanho ou da quantidade de aventura. É necessário observar e dar espaço para que estranhos entrem em nossas vidas e possa transformá-las com suas histórias.