Como vocês sabem, eu não sou maratonista, mas vivo na correria ba dum tss, então acabo deixando algumas colunas um pouco atrasadas. Como dou preferência a resenhas e a novidades no mundo da literatura, as tags e postagens sobre filmes e séries acabam ficando um pouco de lado. Porém, eu tardo, mas não falho. Hoje vou responder a tag Matérias Literárias. Eu fui indicado pelo Ace, do blog Multiverso X. Detalhe: ele me indicou em fevereiro. Atrasado? Imagina.
A TAG criada no Balaio de Livros consiste em recomendar um livro de acordo com o tema indicado por ela.
1) Matemática: Um livro que a maioria crítica.
Meu escolhido é Celular (resenha), do Stephen King. Não vou dizer que a maioria critica dizendo que o livro é ruim – apesar de número razoável pensar isso –, mas a maioria não o considera, nem de perto, o melhor livro do King. Eu, ao contrário, adoro a obra. Para mim, um livro cinco estrelas. Motivos: ele recria os zumbis de uma maneira original, o autor dá alguns tapas na cara da sociedade e ainda faz com classe uma coisa que eu adoro em sua obra: deixa perguntas sem resposta. Ele vai até a metade do caminho e deixa o resto para o leitor imaginar.
2) Português: Um livro com uma escrita difícil de ser lida.
Memórias Póstumas de Brás Cubasé, definitivamente, um livro difícil de ser lido. Não por ser mal escrito, mas por possuir uma escrita bem rebuscada. Contudo, é uma obra incrível. Machado joga todo seu talento e ironia nas páginas dessa obra. Se você curte uma boa crítica social, vai amar. Porém, já aviso: tem que ter paciência para ler.
3) História: Um livro que conte a história real de alguém ou de um lugar.
O Livro dos Negros(resenha) não conta a história real de alguém, mas de um povo inteiro e dos Estados Unidos no período da escravidão. A protagonista da obra não existiu, mas poderia ter existido. Seu drama retrata perfeitamente o sofrimento dos negros escravizados e como era a organização social nos Estados Unidos durante o período.
4) Biologia: Um livro que tenha animais.
Tecnicamente, dinossauro é um animal. Extinto, mas animal. Como sou fissurado nesses seres desde criança, não poderia escolher outro título: Jurassic Park (resenha). Aliás, esse livro foi um dos melhores que li esse ano.
5) Física/Química: Um livro que você leu mas que não se lembra de (quase) nada.
O Misterioso Caso de Styles / O Caso do Hotel Bertram, publicado na coleção vira-vira, foi o meu primeiro contato com a escrita da Agatha, contudo, eu pouco recordo dos livros. Aliás, eu lembro que gostei muito do primeiro e achei o segundo meio mais ou menos.
6) Geografia: Um livro em que a história se passe em um país/cidade pouco conhecido.
Para essa categoria, eu escolho O Caçador de Pipas. O livro se passa no Afeganistão, um país relativamente conhecido. Porém, o conhecemos por causa da guerra, simplesmente. Khaled nos permite entender melhor a estrutura social e política do país, o que também envolve a guerra, através de um romance maravilhoso. Um dos melhores livros que já li.
Não indicarei ninguém para a TAG porque acredito que todos já tenham respondido. Porém, caso você também seja atrasado e não tenha feito, fique à vontade. Claro, depois me mande o link para que eu confira as suas respostas.
Não indicarei ninguém para a TAG porque acredito que todos já tenham respondido. Porém, caso você também seja atrasado e não tenha feito, fique à vontade. Claro, depois me mande o link para que eu confira as suas respostas.