Biografia:
Eduardo Kasse (@edkasse) é escritor e analista de conteúdos. Autor da Série Tempos de Sangue. Tem duas paixões: a literatura e os cães. E, por incrível que pareça, elas se complementam. Site: http://eduardokasse.com.br.
Livros:
O andarilho das sombras– No romance O Andarilho das Sombras, primeiro volume da série Tempos de Sangue, Eduardo Kasse conta uma história instigante de como escolhas e uma promessa maliciosa criaram um grande mal. Para salvar a vida de quem amava, Harold Stonecross sacrificou sua alma em um jogo de poder entre deuses decadentes e se tornou um demônio em busca de sangue. Nesta fantasia sombria, entre lendas esquecidas, dogmas e mitos, Harold narra passagens de sua longa existência, repletas de conexões com tempos imemoriais, enquanto caminha pelas ruelas escuras e imundas da Europa da Idade das Trevas. Sedutor e fatal, Harold fez do mundo o seu palco.
Deuses Esquecidos– Deuses Esquecidos é o segundo romance da Série Tempos de Sangue, de Eduardo Kasse, e narra a história de Alessio, um camponês temente a Deus que se tornou imortal contra a própria vontade. Em uma Itália governada pela incontestável Igreja Católica, com seus dogmas e imposições, Alessio se vê em um grande dilema: depois de ser transformado em um bebedor de sangue, ainda teria chance de obter a Salvação? Enquanto segue em busca de respostas, deixando à própria sorte a mulher e o filho, percorre caminhos tortuosos pela Europa medieval contando com a ajuda de um monge glutão e preguiçoso que também precisa expiar os seus próprios pecados. Durante essa jornada fantástica, sua alma sempre estará envolta por sombras. Se reais ou imaginárias, só o tempo poderá dizer.
Entrevista:
Desbravadores: Quando foi que você começou a escrever? Quando resolveu tornar-se escritor?
Eduardo Kasse:Desde a minha adolescência gosto de transcrever as minhas ideias, devaneios e histórias para o papel. É uma forma de lidar com as minhas angústias e com a minha necessidade de criar, de me expressar.
Então percebi que era isso que eu queria para a minha vida: escrever. Sou formado em Análise de Sistemas e exerci a profissão de desenvolvedor web por muitos anos, até um momento que decidi dar uma guinada na minha carreira.
Hoje vivo das palavras e me entrego de corpo e espírito aos meus romances e contos. São elas que me fascinam e me motivam a acordar a cada dia e pensar: vamos contar boas histórias.
E sou muito grato por conseguir, depois de muitas batalhas, atuar no que amo fazer.
Desbravadores: De onde surgiu a ideia de escrever fantasia?
Eduardo Kasse:Acredito que todos os escritores precisam ter identidade e escrever segundo as suas verdades e convicções, não somente para vender ou estar sob os holofotes. Essas são consequências de um trabalho bem-feito.
Assim, com esse foco, foi natural escrever sobre um gênero que aprecio. É na fantasia medieval histórica que me encontro, que gosto de passar horas e mais horas pesquisando, estudando, escrevendo, reescrevendo, criando cenas, personagens etc.
Desbravadores: Seus personagens principais são muito distintos. Como é criar diversas personalidades em uma mesma série?
Eduardo Kasse: Quando comecei a escrever a Série Tempos de Sangue eu já tinha em mente como seriam os livros e, consequentemente, seus personagens. Para o primeiro, O Andarilho das Sombras, eu queria um pagão, filho de um importante senhor, culto, e até mesmo um pouco arrogante. Assim surgiu Harold Stonecross.
No livro seguinte, Deuses Esquecidos, queria a visão de um cristão, de um simples lavrador analfabeto, ou seja, um homem comum. E com esses parâmetros, concebi Alessio di Ettore.
Acredito que a alma de um livro está nos seus personagens, nos seus conflitos, alegrias e experiências, por isso resolvi trabalhar personalidades distintas e até mesmo conflitantes.
Confesso que não é fácil, tenho que tomar muito cuidado na hora de escrever os diálogos para manter intactas as identidades de cada um. E olha que temos vários personagens fortes e marcantes além dos protagonistas, como Liádan, Stella, Tita, Edred, Ugo, irmão Lúcio, Lino...
E é muito gratificante quando os leitores conversam comigo e dizem: Amei a Tita; ri muito com o Edred; Quis matar o Ugo. Conquistar a empatia ou o ódio não é fácil, pois os leitores estão muito mais experimentados e conscientes das suas preferências. Então, quando tenho esses feedbacks, fico muito contente.
Fazer a pessoa sentir e ser cúmplice das nossas criações não tem preço.
Desbravadores: Você já se inspirou em alguém para compor um personagem? Se sim, conte-nos como foi.
Eduardo Kasse:Sem dúvidas! Nos meus personagens há muito de mim, de algumas fases da minha vida. Há também representações de pessoas que amo, como a minha esposa Estela. E, claro, existem os frutos das observações cotidianas. Alguém no metrô, na rua, no parque. Lógico que a maioria deles saiu da minha imaginação, mas quem sabe de onde ela veio? rsrsrs
Enfim, a vida é inspiradora, basta parar e olhar ao redor.
Desbravadores:Todo autor é, antes de tudo, um grande leitor. Quem são seus autores favoritos?
Eduardo Kasse: Putz, tenho vários, mas vou citar os que marcaram a minha vida como Tolkien, George Orwell, Bernard Cornwell, Ernest Hemingway, Steven Pressfield, Anne Rice, Saramago, Ken Follett, Carlos Drummond de Andrade, Nietzsche, Voltaire, Gabriel Garcia Marquez, Umberto Eco, nossa a lista é grande e com certeza faltam muitos autores.
Desbravadores: Você se inspirou em algum livro para criar a sua série?
Eduardo Kasse:Não me inspirei em um livro especificamente, mas tudo o que lemos fica na nossa mente e, claro, torna-se referência.
Desbravadores: Quais são os seus projetos em andamento?
Eduardo Kasse:Agora estou bem focado no terceiro livro da Série Tempos de Sangue, o Guerras Eternas, que sairá no segundo semestre de 2014. Tenho também um conto na antologia Depois do Fim organizada pelo excelente autor Eric Novello para a Editora Draco. E por fim, mais um conto medieval (viking) em uma antologia – ainda não posso revelar títulos - também da Draco. Assim que tiver novidades e datas, conto para vocês.
Desbravadores: Li um conto seu do gênero épico. Você pretende escrever uma série nesse gênero?
Eduardo Kasse: Não sei se uma série, mas tenho algumas ideias para livros épicos sim. Gosto demais de abordar a história, as batalhas e os personagens reais. Brinquei um pouco com isso no meu conto mais recente, o Cães mortos não uivam para a lua e também no Sobre guerras e deuses. E gostei do resultado! Então, finalizando a minha série atual, quem sabe!
Desbravadores: Eduardo, muito obrigado por conceder essa entrevista. Deixe uma mensagem para seus leitores e para aqueles que ainda não conhecem seu trabalho.
Eduardo Kasse:Para os meus leitores, o meu muito obrigado. São vocês que me ajudam a fazer tudo isso acontecer e certamente são muito importantes na minha carreira.
Para os que não conhecem o meu trabalho, indico o meu site http://eduardokasse.com.br, o meu blog http://eduardokasse.com.br/blog e o site da série Tempos de Sangue http://temposdesangue.com.br
E sempre que quiserem podem vir trocar ideias comigo pelas redes sociais. Dou muito valor às interações e aos bate-papos.