Eu fui indicado pela Ana, do blog Livros de Elite, para responder essa tag. Obviamente, adorei! Vamos conferir minhas respostas, então?
Pikachu – Um livro que te chocou
Laranja Mecânica (resenha) foi um livro que me chocou, sem dúvidas. A sua construção fora do comum e a sua abordagem crítica da sociedade me deixaram abismados; mas, não pense que isso é ruim. Laranja Mecânica acabou por se tornar o meu livro favorito.
Squirtle – Um livro que te fez chorar:
Nunca chorei com um livro; não que eu me lembre, no momento. Porém, A Menina que Roubava Livros possui um enredo que mexeu muito comigo e me emocionou. Dessa forma, acredito que merece seu lugar da tag.
Charizard – Um livro que te deixou tão bravo que você queria colocar fogo nele:
O Plano é o Amor (resenha) me deixou irritadíssimo. A obra era para ser romântica, mas, para mim, pareceu mais um manifesto em defesa do maniqueísmo. Foi uma das leituras mais fracas que fiz esse ano. Teve gente que gostou; li, por exemplo, resenhas elogiosas em blogs que respeito e gosto demais – como no blog Livros, vamos devorá-los, da Letícia –, porém, comigo não funcionou.
Pidgey – Um local de um livro para o qual você gostaria de voar:
Vou embora para Westeros porque lá sou amigo do rei (ou dos reis). Isso mesmo, eu voaria para o universo de As Crônicas de Gelo e Fogo. Não ficaria vivo nem um dia, é claro. Porém, o importante é a intensidade que se vive, não o tempo. A Fúria dos Reis, eu escolho você!
Meowth – Um livro que você não compraria de novo:
Perdas e Ganhos, da Lya Luft, é um livro que eu não compraria novamente. Depois de ouvir falar bem da autora por diversas vezes, resolvi arriscar e ler uma obra dela. Então, se eu pudesse pedir meu dinheiro de volta, eu pediria.
Torchic – Um livro que te fez sentir quente por dentro:
Línguas de Fogo (resenha) é, sem dúvidas, a minha obra indicada para essa categoria. Quem lê o blog com frequência sabe que eu adoro bons vilões; uma boa vilã então... Kendra, o meu coração é seu. Nesse caso, literalmente, eu sairia pegando fogo.
Psyduck – Um livro que te deixou confuso e desesperado por respostas:
Planeta dos Macacos (resenha) é um livro que adoro demais, dei até cinco estrelas, mas que possui um final que me deixou de boca aberta. Na verdade, o problema não é o final, é o não-final. Sabe aquela coisa de final aberto? Então... Eu adoraria saber o que aconteceu depois.
Jigglypuff – Escolha um personagem fraco que você não conseguiu evitar amar:
Macabéa, do livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, é uma personagem fraca, sofrida, sem atrativos. Porém, exatamente por ser assim, ela encanta o leitor. Ao menos, me encantou. Adoro demais essa protagonista.
Piplup – Um livro subestimado:
Celular (resenha) é o livro que indico para essa opção. Apesar de boa parte dos leitores de King não o considerar grande coisa, eu o adoro. Digo mais: é o melhor livro sobre zumbis que eu já li.
Mr. Mime - Quantas pessoas você irá taggear e quem são elas?
Dessa vez, não vou taggear ninguém. Contudo, quem gostar da tag, sinta-se livre para respondê-la.