Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Alien

$
0
0
Título:Alien
Autor: Alan Dean Foster
Editora: Aleph
ISBN: 9788576572664
Ano: 2015
Páginas: 328
Compre: Aqui

Sinopse:

A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.

Resenha:

Eu tenho um problema enorme com novelizações: raramente elas me agradam. Da mesma maneira que um livro é adaptado para o cinema ou TV, geralmente a adaptação fica aquém, o contrário também acontece. Porém, ao ler Alien, tive que rever meus conceitos; achei uma novelização tão boa quanto o filme – ou até melhor. Alan Dean Foster ganhou-me sem dificuldades.

Tudo começa quando os sete passageiros da Nostromo são acordados pela Mãe – uma espécie de sistema operacional inteligente da nave – do sono induzido. O que provavelmente significaria que eles estavam se aproximando da Terra, mostra-se algo bem diferente. A Mãe captou um sinal alienígena, sendo, aparentemente, um pedido de socorro. O estranho é que aquela linguagem extraterrestre ainda não era conhecida.


Como o regulamento da Companhia determinava, os integrantes da Nostromo pousam no planeta – que era deserto – de onde vinha o sinal e preparam uma missão de reconhecimento e resgate. Porém, algo ainda mais bizarro acontece. Um dos tripulantes é atacado por uma criatura estranha e parece ficar entre a vida e a morte. Contudo, o que poderia ser apenas uma morte, pode ser a condenação de todos na nave; ou da Terra...
“– Todo mundo merece mais do que vocês dois. Se quiser, reclame ao gerente de RH da Companhia. Agora vá descendo.– Reclame à Companhia – balbuciou Parker tristonho, observando Brett deslizar para fora de sua cápsula e começar a secar as pernas. – Talvez fosse melhor reclamar direto a Deus.– Dá na mesma” (p. 27).
Com uma escrita inteligente, rápida quando necessário e bem detalhista, Foster consegue transmitir com perfeição a trama original de Alien para as páginas do livro. Todo aquele suspense intrínseco ao filme está na novelização, deixando tudo mais intenso e inquietante. Assim como na obra original, não chega a dar um medo intenso, mas o suspense é tão envolvente que não há como não se render.

Acrescentada à boa escrita, também é possível destacar a profundidade de cada personagem. Como eles são apenas sete confinados em uma nave, o medo e a incerteza afloram o que há de melhor e pior em cada um deles. As intrigas florescem, as rixas se tornam mais evidentes e o nervosismo é palpável, o que os deixam mais humanos e próximos do leitor.


Outro ponto acertado da adaptação foi a narração em terceira pessoa, visto que permite que o leitor tenha uma visão mais abrangente de tudo que acontece dentro da nave. Esse é, por exemplo, um dos fatores que permitem a maior profundidade dos personagens. Além disso, tal recurso deixa o texto mais propício para o suspense, do qual, aliás, o livro é repleto.
“(...) Foi a curiosidade que levou a humanidade de sair de seu mundo isolado e sem importância e atravessar o abismo interestelar. Mas também se lembrou do ditado: “A curiosidade matou o gato”. Tomou a decisão lógica” (p. 90).
Se tudo isso não fosse suficiente, o enredo ainda conta com uma boa crítica, apesar de indireta, ao sistema capitalista. Claramente vemos o dinheiro sendo colocado à frente da vida humana, o que gera uma série de percalços. Além disso, também é possível refletir sobre até onde é possível ir à ciência, até onde é ético pisar.

Além da boa adaptação, o livro também ganha com a edição primorosa preparada pela editora Aleph. A capa é assustadoramente bela, a diagramação está bonita e confortável, a tradução e revisão estão ótimas. Se não bastante apenas isso, o livro ainda conta com uma entrevista da Sigourney Weaver, atriz que interpretou a protagonista do filme, dada a Danny Peary, 


Com tantos aspectos positivos, só me resta indicar a obra. Leia, você vai adorar. Caso tenha assistido ao clássico filme, essa obra irá acrescentar bastante na forma de enxergar todo o enredo. Se você ainda não tiver conferido, essa é a oportunidade perfeita para se inserir nesse rico universo. Para quem gosta de sci-fi, terror e suspense, Aliené uma ótima pedida.


Outras fotos:






Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532