Título:Então você quer ser um Jedi?
Autor: Adam Gidwitz
ISBN: 9788565765787
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 272
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 272
Compre: Aqui
Sinopse:
Com a ajuda de Luke Skywalker, a Aliança Rebelde conseguiu uma grande vitória contra o Império. Mas a guerra está longe de acabar. Agora, instalados em Hoth, um planeta gelado, os rebeldes temem que seu esconderijo seja descoberto pelas forças imperiais. Infelizmente, não demora muito para que o temível Darth Vader os encontre e organize o ataque. Esta é uma versão de Star Wars: O Império contra-ataca (episódio V) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Aqui, você entrará na pele de Luke Skywalker, dando os primeiros passos para se tornar o maior Jedi da galáxia, e encontrará uma série de lições para aprimorar seus conhecimentos Jedi.
Quando a Seguinte disse que iria trazer Star Wars como os leitores nunca viram, eu duvidei. Sim, eu imaginava que seria uma versão com uma narrativa mais juvenil, mas não imaginava encontrar o que vi em Então você quer ser um Jedi?. Curioso para saber o que de tão diferente aconteceu? Confira comigo.
Nesse livro, temos o enredo que acontece em O Império Contra-ataca, o famoso episódio V. Os fatos narrados acontecem logo após os do episódio IV. Ou seja, após a batalha final ocorrida no último livro, apesar de cambaleados, ambos os lados – Império e Resistência – se mantêm empenhados em vencer a guerra. Para isso, buscam estratégias diferentes.
Os rebeldes vão para Hoth, um planeta gelado no fim da galáxia, onde imaginavam que não seriam descobertos. O Império, por sua vez, começa a procurar a nova localização do grupo que desafia o seu poder. O motivo? O contra-ataque. O Imperador quer vingança por tudo que ocorreu no último livro.
“Han vira para Leia. Antes que se dê conta, ela o beija. Na boca.— Eu te amo — ela sussurra.— Eu sei. — Ele dá um sorriso irônico e uma piscadinha” (p. 223).
Partindo da premissa base do filme, Adam Gidwitz cria uma forma, praticamente única, de abordar Star Wars. Nesta obra, você é Luke Skywalker. Não estou falando de se imaginar no lugar de Luke; aqui você é realmente o Luke. O autor te coloca no lugar do protagonista e narra como se você desse cada passo. Uma estratégia inovadora, sem dúvidas.
Outro ponto especial do livro e que o diferencia da obra anterior é que aqui encontramos dicas de como se tornar um Jedi melhor. Entre alguns capítulos, o autor insere um tutorial para o seu treinamento de cavaleiro Jedi. Você aprende a tocar objetos com a mente, a meditar e diversas outras técnicas, o que certamente agradará aos leitores mais jovens.
Contudo, os dois elementos anteriores que foram as principais qualidades da obra também foram os seus principais defeitos. Contraditório, eu sei, mas vou explicar. Se na obra anterior, apesar de ser focada no público juvenil, o leitor mais adulto desbravava sem qualquer dificuldade; nessa, o mesmo não acontece. Não que um adulto ou um fã de Star Wars não possa ler a obra; ele pode e deve, aliás. Entretanto, também deve ter em mente que ele não é o público alvo. Tudo foi planejado para atrair os leitores mais jovens e criar novos amantes de Star Wars, não para empolgar quem já leu diversas obras do Cânone e do Legends.
“Você está deitado na cama. Na lateral do seu rosto há uma cicatriz grande e feia. Você sabe que ela existe porque sente a pele repuxando e ardendo. Seu coração está batendo devagar e com força, como um calhambeque que não quer ligar” (p. 46).
Outro elemento que se destaca na obra é a parte física que, assim como na anterior, está simplesmente incrível. Novamente, temos um livro ilustrado de maneira magistral, o que torna toda a interação mais atraente. Além disso, a diagramação e revisão estão ótimas, o que deixa a leitura mais ágil e agradável.
Levando em conta todos os aspectos mencionados, certamente indico a obra, principalmente para o público mais jovem e para quem está começando a desbravar Star Wars. Se você é um leitor mais maduro, também deveria se arriscar na leitura, mas vá avisado que você não é o público alvo. Tendo isso em mente, dá para aproveitar a aventura.