Título:Cuidado com o Lado Sombrio da Força
Autor:Tom Angleberger
ISBN: 9788565765794
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 336
Compre:Aqui
Sinopse:
O terrível Império está construindo uma segunda Estrela da Morte para acabar com a Aliança Rebelde. Mas Luke Skywalker tem outros planos: destruir o governo e deter o imperador de uma vez por todas. No entanto, há um obstáculo no caminho de Luke: seu pai. Esta é uma versão de Star Wars: O retorno de Jedi (episódio VI) como você nunca viu. A edição vem acompanhada de ilustrações incríveis e apresenta a história original a uma nova geração de leitores, assim como fornece uma perspectiva inédita para os fiéis fãs da saga. Ao longo da história, os leitores encontrarão diversas notas de rodapé com curiosidades e comentários sobre esse universo extraordinário, tornando a jornada até o confronto final entre Luke e Darth Vader ainda mais emocionante.
Resenhas anteriores:
Resenha:
Após ser fortemente surpreendido com a narrativa do segundo livro, pensei que não iria me surpreender com novas estratégias narrativas. Estava enganado. Mais uma vez o modo de narrar o livro criou uma experiência totalmente diferente do filme original: O Retorno de Jedi. Por quê? Confira abaixo.
Após os acontecimentos narrados nos dois livros anteriores, ficou claro que algo não poderia ser evitado: o grandioso embate final pela liberdade da galáxia e para decidir o destino dos nossos icônicos personagens: Darth Vader, Luke, Leia, Han e o Imperador. Então, nessa obra haverá o fechamento do ciclo, descobertas maravilhosas e um combate surpreendente.
Para quem já assistiu a trilogia clássica, a obra não traz nenhuma novidade, visto que ela é uma releitura do filme O Retorno de Jedi. Contudo, a obra ganha valor pela maneira como foram apresentados os fatos narrados e a perspectiva. Novamente, como nos demais livros da obra, temos uma visão totalmente nova dos fatos já conhecidos.
“— Chewie? — ele chama — É você?E, simples assim, os dois velhos parceiros se reencontram. Com um abraço emocionado e peludo, Chewie levanta Han do chão.— NGHWWWRGGGHHH! — exclama o wookiee, feliz” (p. 61).
O grande trunfo do autor em Cuidado com o Lado Sombrio da Forçaé ele mesmo ser o narrador da obra. Parece estranho, mas é exatamente o que você entendeu. A narração é em terceira pessoa, mas ao invés de um narrador onisciente, o próprio autor conta o enredo. A sensação é de que você está sentado em casa, conversando com alguém e essa pessoa resolve te contar uma história. Logo, apesar de ser a premissa de O Retorno de Jedi, aqui temos tudo sob a perspectiva de Tom.
Contudo, assim como na obra anterior, o principal trunfo se torna também uma limitação. Isso se dá porque a narrativa se torna muito mais informal e juvenil, o que pode decepcionar um público mais maduro. Contudo, se o leitor for avisado e preparado para o que vai encontrar, dificilmente não se envolverá com essa magia que só Star Wars possui.
Além do grande diferencial mencionado, outro ponto que se destaca é o aspecto gráfico de Cuidado com o Lado Sombrio da Força. Se os outros livros eram belos, esse alcançou outro patamar. A capa é a mais bonita da trilogia. As ilustrações, por sua vez, são mais belas e mais próximas do real, o que torna a edição incrível. Ademais, o livro ainda mantém a qualidade na tradução e na diagramação, o que facilita a leitura.
“Então Vader o encara.– Esse nome já não significa mais nada para mim – ele fala num tom grave e poderoso, se aproximando de Luke.Mas Luke responde com compaixão, não medo.– É o nome do seu verdadeiro eu. Você só não lembra. Sei que há bondade em você (...)” (p. 242).
De uma maneira geral, a obra é um fechamento muito bom para a trilogia e agradará quem leu os livros anteriores. É indicado para todos, porém, possui maior possibilidade de envolver leitores mais jovens.
Outras fotos: