Eu divulguei, recentemente, no blog (aqui) um evento chamado Picnic de Palavras, no qual o Desbrava(dores) é um dos organizadores. Com o apoio da Editora Biruta, o primeiro evento foi realizado no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, no dia 10/01/2016.
Hoje, trouxe para vocês algumas fotos e informações de como foi o evento.
Recordando, a proposta do projeto é a seguinte:
O Picnic de Palavras é um projeto de leitura que surgiu na Colômbia e que já existe em vários lugares do mundo, como México, Argentina e Itália! No Brasil, o projeto irá começar dia 10 de janeiro de 2016, na entrada principal da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.
O Picnic objetiva sensibilizar as famílias sobre os benefícios da leitura, tendo, para isso, o valor afetivo como o ponto de partida para estabelecer o amor para com os livros, porque as crianças associarão a leitura com a voz de seus pais ou de pessoas queridas.
A ideia é criar um espaço de encontro com as famílias para mostrar que é possível ler e o quão fácil essa atividade pode ser; aproximando, desta forma, encontros e reencontros entre adultos, crianças e as histórias de diversos livros.
A ideia é criar um espaço de encontro com as famílias para mostrar que é possível ler e o quão fácil essa atividade pode ser; aproximando, desta forma, encontros e reencontros entre adultos, crianças e as histórias de diversos livros.
Como foi:
O Picnic começou às dez horas, pontualmente. No início, houve uma presença de vinte crianças, além dos responsáveis. Contudo, no decorrer da atividade, esse número aumentou ligeiramente, o que foi excelente, visto que era a nossa estreia.
O projeto contou com uma oficina de contação de histórias e também com oficina de origamis relacionados aos textos lidos. Após a história oficial, cada criança ficou livre para escolher um ou mais livros e ler sozinha ou com seus responsáveis, sendo priorizado o segundo modo, já que que o objetivo era vincular a leitura à voz daqueles que cuidam da criança.
Posteriormente, foi servido um lanche e houve brincadeiras, completando uma manhã saudável e totalmente voltada para práticas culturais.
Felizmente, o projeto logrou êxito desde o início, pois um número considerável de pais nos procurou para saber as novas datas dos eventos porque pretendiam voltar. Ademais, a felicidade maior foi saber que alguns deles pretendiam adquirir livros lidos no evento e também outros para ler para suas crianças, o que mostra que além de tocar os corações infantis, também conseguimos alcançar o entendimento daqueles que são responsáveis pela educação da próxima geração.
O sucesso foi tamanho que a próxima edição está para programada para o dia 24 desse mês. Então, em breve tarei mais relatos de crianças felizes com seus livros.
Fotos: