Título: Imagine Zumbis na Copa
Autor: Felipe Castilho
Ilustrador: Tainan Rocha
Editora: GiBiz
ISBN: 9788578552268
Ano: 2014
Páginas: 48
ISBN: 9788578552268
Ano: 2014
Páginas: 48
Compre: Aqui
Sinopse:
A Copa do Mundo chega à sua Grande Final. E é justamente durante este jogo decisivo que o fim da humanidade pode ter se iniciado. Por trás das câmeras e sobre o gramado, três pessoas enfrentam suas próprias batalhas, antes de perceberem que o maior pesadelo de uma nação pode não ser uma derrota em casa... e que nenhuma tragédia esportiva na história chegou ao nível do que está para acontecer dentro dos portões do Maracanã.
Resenha:
Pense em algo inusitado; Felipe Castilho e Tainan Rocha imaginaram algo ainda mais. O melhor: eles misturam futebol, zumbis, copa do mundo e corrupção tentando manter o máximo de verdade possível; até onde isso é alcançável, é claro. O resultado não poderia ser outro: fiquei satisfeito com a leitura.
Tudo começa quando um grupo de patrocinadores de uma determinada seleção oferece a Lyjean, um árbitro não muito experiente, uma maleta cheia de dinheiro. O objetivo é simples: fazer com que um determinado país ganhe a copa. Esse árbitro, a princípio, recusa; afinal, aquilo é imoral. Porém, ele veio de um país pobre, arrasado por uma catástrofe natural. Com aquele dinheiro todo ele poderia ajudar muitas pessoas...
Edgar é um jogador muito admirado em seu país e no mundo. Ele é um verdadeiro craque. Não sem motivo levou sua seleção à final da Copa. Melhor, fez isso sendo o grande artilheiro do torneio. Porém, antes da grande decisão, ele resolve ir para uma noitada com bebidas, mulheres, farra... Mas algo não dá certo e escapa totalmente de suas rédeas.
“Se o Brasil perder a copa, não haverá mais país” (p. 10).
Partindo dessa premissa, Cartilho e Tainan constroem uma trama muito boa nesse pequeno HQ. Boa porque há zumbis, seres que eu adoro. Melhor ainda porque consegue tocar em assuntos que muitas vezes são deixados de lado: a corrupção, a manipulação de resultados, a utilização de tragédias para interesses próprios, o humor mórbido da mídia que só deseja audiência... Tudo é muito bem retratado nesse trabalho, o que o faz ser muito mais inteligente do que parece.
Além de tocar em alguns assuntos polêmicos, a obra também ganha pontos por trazer figuras carimbadas do cotidiano brasileiro, criticá-las abertamente e fazer piada destes. Mesmo não citando nomes, não é difícil identificá-los: temos um narrador de jogos de futebol que fala o que não deve e adora fazer uma gracinha inapropriada; um comentarista que concorda com tudo que o narrador diz; um craque brasileiro que adora se achar especial e se meter em confusão; um líder que usa futebol para enganar o povo... Meras coincidências, certo?
Ademais, o HQ ainda merece os parabéns pelo trabalho visual. As ilustrações são muito boas, apesar de não terem um ar tão sombrio, mesmo nas partes dos zumbis. Na maior parte do tempo, sobressai mais o lado da crítica e do humor. A editora também fez a sua parte, providenciando um material de primeira, tanto para a capa quanto para as folhas, o que deixa o trabalho ainda melhor.
“Para quem queria se matar, isso aqui é um self-service de suicídio” (p. 36).
Diante de tais aspectos, concluo que Imagine Zumbis na Copaé um bom trabalho, além de ser crítico e possuir um ótimo toque de humor. Ademais, serve para demonstrar o potencial que Castilho e Rocha possuem. Claro que eles ainda podem melhorar, mas estão no caminho correto. Leia; esse HQ tem tudo para te agradar.
Outras fotos: