Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha Premiada: Nocaute

$
0
0
Título: Nocaute
Autores: Anderson Fernandes e Débora Kaoru
Editora: Buriti
ISBN: 
9788566725940
Ano: 
2015
Páginas: 
184
Compre: Aqui

Sinopse:

Está em franca discussão no Congresso e principalmente no País, a possibilidade de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. Neste cenário, “Nocaute”, dos jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, autores do livro “Entre Quatro Poderes”, conta a história de Antonio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanado e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Claudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.
Após enfrentar muitos desafios, Pitbull, um menino pobre e sem perspectiva alguma de vida, consegue se tornar campeão mundial de UFC. Além da redução da maioridade penal, o livro debate diversos outros temas, como ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph, e principalmente a importância de seguir em frente, mesmo frente aos diversos problemas que aparecem durante a vida.

Resenha:

Antonio Silva é um garoto, aparentemente, sem sorte. Após uma série de tragédias, ele vai parar em um orfanato. Em pouco tempo, após algumas influências negativas e um tratamento não tão humanizado, ele acaba por cometer crimes. Do orfanato para uma unidade de tratamento de menores foi um pulo. Ali, sua formação criminal concluiu-se. Porém, há sempre uma esperança.

Na unidade de tratamento de menores, Antonio Silva, agora conhecido como Pitbull, recebe uma oportunidade de mudança. Com a entrada de Marcos e Claudia na instituição através de um trabalho voluntário, ele tem a chance de superar suas perdas, seus crimes e sua desilusão com companheirismo, estudo e esporte. Era uma chance única em sua vida. A questão é: ele irá aproveitar?


Nocauteé um livro que me surpreendeu completamente. A forma que foi escrito, a narrativa politizada e a capacidade de síntese dos autores contribuiu para que a leitura fosse prazerosa e também esclarecedora. Essa é o tipo de obra que, ao mesmo tempo em que te dá uma boa leitura, te faz pensar. Aliás, assuntos que geram reflexão não faltam nessa narrativa.
“(...) Existem duas fases na vida de uma pessoa. Antes da educação e depois dela. Quer mudar o mundo? Dê um livro, um lápis e uma borracha a uma criança” (p. 65).
Os autores claramente são muito politizados, então inseriram uma série de assuntos essenciais no enredo. Começamos com a discussão sobre o ECA e como ele tem falhado em alguns pontos. Há também o toque em assuntos para lá de importantes, como a redução da maioridade penal, a falta de perspectiva e recuperação em centros de internação para menores, o suicídio, como a leitura pode mudar pessoas e como o esporte e educação são essenciais na formação do indivíduo.

Além do debate de temas importantes, o livro também se destaca pela forma em que é narrado. Por serem jornalistas, Fernandes e Kaoru possuem uma forma bem peculiar de contar a história. Não há meias-voltas, metáforas desnecessárias e palavras complicadas, os autores são claros, objetivos e diretos. Em muitas partes, inclusive, o livro lembra bastante a linguagem altamente denotativa usada em jornais. Isso deixa a obra com uma leitura muito fácil, mesmo abordando assuntos mais complexos.


Os autores também merecem os parabéns pela criação de um protagonista extremamente convincente. Pitbull é o retrato de centenas de crianças e adolescentes que vivem em situação de semiabandono no Brasil. Ademais, possui sentimentos fortes, de amor e de ódio, de felicidade e de fúria, o que o deixa muito mais humano e próximo do leitor.
“Certa vez Oscar Wilde disse que se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio nesse mundo. Se fico em silêncio é porque não quero ser mal interpretado” (p. 74).
Além do excelente enredo, o livro também conta com uma edição muito boa. A capa é simples, mas combina completamente com o enredo. O livro foi impresso em papel pólen e possui letras e espaçamentos em tamanho confortável, o que deixa a leitura ainda mais rápida. A revisão apresenta alguns problemas, mas nada que prejudique a leitura.

Diante de todos os aspectos, é claro que indico Nocaute. Se você procura um livro que vá além de um enredo bonitinho e que te faça pensar, essa obra é perfeita para você. Tenho certeza que você estará muito satisfeito após terminar o livro.


Gostou da obra? Sim?! Então que tal levar um exemplar autografado para casa? Gostou da ideia? Então confira as regras do sorteio e não deixe de participar!

Regras obrigatórias:
– Possuir um endereço de entrega em território brasileiro;
– Curtir a página do Desbravador de Mundos no Facebook;
– Curtir a página do livro no Facebook;
– As chances extras serão apresentadas no formulário após o preenchimento das regras obrigatórias.

Informações extras:
– Entrarei em contato com o vencedor por e-mail e ele terá até 72h para enviar seus dados. Caso contrário, será feito um novo sorteio;
– Não me responsabilizo por possíveis extravios ou danos causados pelo Correios;
– O prêmio será enviado em até 30 dias após a resposta do vencedor.
– Os casos omissos no regulamento serão resolvidos pelos idealizadores do sorteio.


a Rafflecopter giveaway




Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532