Primeiro de tudo, é uma série de livros com um gênero bastante diferente e que não costumamos ler, que é o romance gótico; esse fator influencia muito. Eu estou aqui falando para vocês e louca para lê-la também.
Segundo:é uma série de livros pequena, mas que envolve muitos mistérios que vão além dos personagens, como os números dos capítulos, o incêndio na mansão baudelaire, a fixação do Conde Olaf e muitas outras incógnitas que tem um porquê e, no final, completa o quebra-cabeça criado.
Terceiro: a série pode ser lida por pessoas de qualquer idade e de múltiplos interesses. Os livros fazem alusões a muitas coisas, não é tipo de série que vai fazer o leitor ficar pensando na vida, mas que o surpreende a cada livro. Além disso, faz algumas críticas que o leitor mais atento e que foi ler não apenas como um livro de diversão irá perceber. São muitas sutilezas, entrelinhas e camadas que o esse leitor vai enfrentar.
Quarto: o próprio autor não criou apenas um pseudônimo, mas uma vida para esse nome. Só quem ler os livros irá entender o envolvimento indireto desse personagem.
Quinto: O autor emprega muita ironia nos livros, desde o tom de narração ao modo como montou o enredo e percebe-se isso na construção do vilão Olaf. Um dos grandes destaques é como ele se desenvolve, desde o motivo de querer acabar com os irmãos Baudelaire aos métodos nada convencionais que usa.