Sinopse:
Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade. Este mata a pessoa que Eduardo mais ama na vida e depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.
Resenha:
Pobre, filho de operário e morador de uma vila pertencente à fábrica que o pai trabalha, Eduardo é sonhador e destemido. Apesar das adversidades sofridas por causa da falta de dinheiro, Eduardo, com o apoio de sua mãe, aposta nos estudos e busca o grande sonho de sua vida: ser médico.
“Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir adiante.”
Pela facilidade com o estudo e sua inteligência incomum, Eduardo fez muitas amizades, porém, também inimigos. Glauco foi um destes últimos. Enciumado pelo sucesso do rapaz apesar das dificuldades sofridas, Glauco fazia o possível e o impossível para tornar a vida de Eduardo mais difícil. Contudo, através da docilidade, Eduardo, supostamente, acabou por ganhar a amizade do até então inimigo.
Eduardo se destacava cada vez mais nos estudos, mas nem só de conhecimento vive um homem. Ele acabou apaixonando-se por Helena e foi correspondido. Com ela, viveu momentos felizes e únicos, transformando toda a existência do rapaz. O amor dela o dava ainda mais forças para lutar pelo seu sonho.
Entretanto, como nada na vida de Eduardo era fácil, Helena teve que mudar-se para São Paulo junto com os pais, afastando-se assim do homem que detinha o seu coração. O amor era forte, mas a distância quebrou os laços. Apesar de se amarem, o relacionamento terminou e cada um seguiu seu rumo.
Eduardo seguiu sua vida e conseguiu se formar o segundo grau com ensino técnico, o que lhe garantiu um emprego em uma fábrica. O seu sonho de ser médico ainda latejava, mas as dificuldades financeiras eram o grande empecilho.
Devido ao trabalho, Eduardo sempre chegava tarde a sua casa. Em um desses dias, ao chegar, encontrou sua mãe desfalecida. Pelo que tudo indicava, foi um latrocínio. Além da vida de sua amada mãe, foram levadas as economias feitas para tornar o filho um futuro médico.
“Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar as atitudes que ninguém tomou.”
Eduardo, extremamente triste com a morte da mãe e a ineficácia da polícia, jura que irá descobrir quem foi o causador de tanta infelicidade. Entretanto, o futuro guarda mais surpresas para Eduardo do que ele consegue imaginar.
Será que Eduardo encontrará o assassino da mãe? Será que ele reconquistará Helena, o seu verdadeiro amor e alcançará a formação em medicina? Para descobrir, leia esse emocionante livro. Certamente você vai amar.
Autor: Chaiane Santos
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 9788542800562
Ano: 2013
Páginas: 208