Título: Tunico Tucano na Amazônia
Autora: Ana Orsi
Editora: AVEC Editora
ISBN: 9788567901251
Ano: 2015
Páginas: 40
Compre: Aqui
Sinopse:
O Tucano Tunico resolve sair da floresta e conhecer toda a região amazônica. Viaje com ele e conheça a festa de Parintins, Manaus, o encontro do rio Amazonas e o mar, os índios e muito mais. Livro todo ilustrado em aquarela por Tamie Gadelha (Alice in the Badland) morador da região.
Resenha:
Eu decididamente prefiro os livros mais densos, melhor construídos e trabalhados. Contudo, tenho uma fraqueza enorme por livros infantis. Principalmente porque sempre encontro traços de genialidade nas boas obras destinadas a crianças. E foi exatamente isso que encontrei no livro Tunico Tucano na Amazônia.
De uma forma leve e simples, Ana Orsi consegue transmitir muito bem para o leitor a importância da preservação. Com frases curtas e sem sequer falar a palavra “preserve”, ela consegue passar esse ideal. Afinal, através da obra conseguimos entender como a caça, a queimada e o desmatamento afetam a vida selvagem.
Além disso, o livro também é perfeito para que a criançada conheça mais sobre o estado amazonense. Tunico, durante a sua viagem, passa por vários pontos turísticos, apresentando-os ao leitor, revelando a sua importância. Não obstante, também é possível conhecer algumas belezas naturais da Amazônia, deixando até quem já é grande com vontade de visitar o local.
Se tudo isso não fosse o bastante, o livro ainda retrata a importância de uma boa amizade e também como sentimos falta de quem amamos. Ou seja, além de aguçar o lado crítico da criança em relação ao desmatamento, ainda toca o pequeno leitor no sentido emocional.
Pra coroar a genial ideia do livro, temos uma diagramação que não deixa a desejar. Com ilustrações belas e letras bem grandes, certamente a criança ficará mais do que interessada na leitura. Além disso, a revisão da obra está perfeita.
O livro está disponível em formato digital e no físico. Eu tenho a obra no primeiro formato, mas já pretendo adquirir o segundo, afinal, vale a pena. E aconselho: se você tem uma criança em casa ou gosta de livros infantis, não fique na dúvida; esse livro certamente irá te agradar. Vale cada centavo.