Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha Premiada: Vango – Entre o Céu e a Terra

$
0
0

Título: Vango – Entre o Céu e a Terra
Autor: Timothée de Fombelle
ISBN: 9788506077481
Editora: Melhoramentos
Ano: 2015
Páginas: 360
Compre:Aqui

Sinopse:

Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

Resenha:

Ao ler a imensa sinopse do Vango – Entre o Céu e a Terra, imaginei que fosse gostar da escrita de Timothée de Fombelle e o enredo criado por ele, visto que eu tenho uma grande afeição pela literatura francesa. Contudo, não imaginava que eu fosse me surpreender tanto. Vango, sem dúvidas, entrou na lista daquelas surpresas literárias que levaremos para sempre.

A minha grande descoberta em relação ao livro foi no sentido de seu gênero literário. Como ele foi catalogado como um infantojuvenil, não esperava uma obra tão profunda. Contudo, o que encontrei foi um enredo muito elaborado, com diversas referências históricas, algumas críticas político-sociais e personagens para lá de instigantes. Além disso, fica claro que o autor possui uma extensa bagagem tanto literária quanto de pesquisa, o que enriquece demais o livro.
Não obstante, a escrita do autor me desarmou completamente. Apesar de ser acessível e fluída, possui uma beleza própria, uma aura que só encontramos nas palavras de quem escreve com propriedade. Fombelle consegue embalar o leitor sem dificuldade, seja em suas descrições, nas aventuras ou nas muitas passagens repletas de suspense que tornam a obra muito mais interessante.
“Ela não era mais a melancólica gata molhada que se vira antes. Era uma leoa avançando e esbarrando em tudo pelo caminho” (p. 16).
Aliás, Vango, o protagonista da obra, é um enigma encarnado. Sem passado, sem nacionalidade, sem uma língua natural – ao contrário, ele é poliglota –, toda sua existência está envolta em mistério. Mais enigmático ainda se torna quando determinados fatos começam a acontecer por sua volta e ele se vê imerso em um uma situação quase tão inexplicável quanto si mesmo.

Além de Vango, ainda é possível encontrar uma gama de personagens incríveis e também misteriosos. Naquela categoria, destaco Hugo Eckner. Ele é um homem forte e de ideias perigosas para a sua época – ele é contra o regime nazista, por exemplo – que ganha a simpatia do leitor sem qualquer dificuldade. Dentre os que fazem do mistério a sua morada, destaco a Mademoiselle. Também sem passado, assim como Vango, ela é uma mulher definitivamente à frente do seu tempo. Além disso, é muito corajosa.
Para completar o pacote da obra, que já estava muito bom, a Melhoramentos mostrou o porquê é uma das editoras mais respeitadas do país. A capa é muito bonita e expressa bem o conteúdo da obra. A diagramação é um espetáculo! Temos folhas amareladas, uma fonte grande, com espaçamento ótimo e uma cor avermelhada. Não apenas, o livro ainda conta com mapas, diagramas, fotos, índice explicativo dos personagens históricos inseridos na obra... Não há do que reclamar. Para fechar, o livro ainda foi muito bem revisado e traduzido.
“Hugo Ekener caiu na gargalhada. Gostava dos imbecis. Eles o haviam divertido por muito tempo” (p. 78).
Apesar de ser um livro juvenil, Vango é uma daquelas obras que indico para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos... Não importa a idade, o livro é fonte de divertimento, suspense e até conhecimento. Leitura mais do que indicada!

Outras fotos:




Se você se interessou pelo livro, terá agora uma grande oportunidade: que tal levar um exemplar para casa? Gostou?! Então confira a promoção realizada em parceria entre a editora Melhoramentos e o blog.

– Curtir a página do Desbrava(dores) de Livros no Facebook;
– Curtir a página da Editora Melhoramentos no Facebook;
– Deixar um e-mail para contato no formulário;
– Ter endereço de entrega em território nacional;
– Após cumprir essas regras, as chances extras aparecerão. Quanto mais você participar, mais chance terá de ganhar;
– O sorteio começa dia 13/07 e tem duração até 20/08;
– O blog terá até 30 dias após o resultado do sorteio para fazer o envio do livro;
– Os casos omissos nesse regulamento serão resolvidos pelos realizadores do sorteio;
– Em caso de dúvidas, entre em contato com desbravadoresdelivros@gmail.com.

a Rafflecopter giveaway



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532